Home Poder Público Por um Transporte Metroferroviário eficiente

Por um Transporte Metroferroviário eficiente

318
0
COMPARTIHAR

Foi lançada no dia  7 de novembro, a Frente Parlamentar em prol do Transporte Metroferroviário (Ftram), criada com o objetivo de contribuir para a melhora do sistema  e para ser um fórum de debate de propostas, estabelecer ações que contribuam para a expansão do transporte de passageiros sobre trilhos e a eficiência da mobilidade urbana, especialmente na região metropolitana de São Paulo.

O coordenador da frente, deputado João Caramez (PSDB), afirmou que “espera agregar num único espaço de discussão atores envolvidos direta e indiretamente na questão do transporte metroferroviário, tema de grande relevância para o nosso Estado e principalmente para a região metropolitana de São Paulo.”

Caramez disse ainda esperar que os grupos de trabalho que serão formados apontem os gargalos do transporte sobre trilhos “tanto de passageiros quanto de cargas” e busquem soluções para eles. Portanto, o deputado cobrou empenho dos participantes na discussão, que é, afinal, em defesa dos interesses da população paulista.

Apoiador da frente, o deputado Marcos Zerbini (PSDB) elogiou a iniciativa, considerando o modal metroferroviário vital principalmente para o transporte metropolitano.

Presidente da Associação de Engenheiros e Arquitetos de Metrô (Aeamesp), Emiliano Stanislau Affonso Neto fez explanação sobre os dados levantados na última pesquisa origem-destino feita com usuários de transporte público, que apontou, entre outras coisas, o crescimento do uso do transporte público e também do uso de integração entre os modais de transporte através de bilhetes do tipo único.

Segundo Affonso, é preciso investir no transporte público, pois as perdas econômicas geradas com o trânsito na cidade de São Paulo chegam a afetar o PIB nacional. Para isso, é preciso criar, por exemplo, fontes de recursos permanentes e ainda uma sintonia entre os três poderes.

DEIXAR UMA RESPOSTA