Home Itaquera & Região Estação Corinthians-Itaquera terá mutirão gratuito para medir pressão arterial

Estação Corinthians-Itaquera terá mutirão gratuito para medir pressão arterial

85
0
COMPARTIHAR
Mutirão de aferição da pressão acontece sexta, dia 26, na estação do metrô Corinthians-Itaquera
Mutirão de aferição da pressão acontece sexta, dia 26, na estação do metrô Corinthians-Itaquera

Para conscientizar a população sobre os riscos e cuidados, a região de Itaquera receberá um mutirão de aferição da pressão na próxima sexta-feira, dia 26 de abril, na estação do metrô Corinthians-Itaquera, das 9h às 17h.

Popularmente conhecida como pressão alta, a hipertensão é a doença crônica mais comum na população adulta e idosa em São Paulo, no Brasil e no mundo. Dados do Inquérito de Saúde (ISA Capital 2015) mostram que 23% das pessoas de 20 anos ou mais têm pressão arterial elevada. Metade dos hipertensos não sabem que têm a doença.

A ação é promovida em razão do Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial, lembrado nacionalmente na data, e traz como alerta: “1 em cada 4 pessoas tem pressão alta. Você sabe se é uma delas?”.

O exame é simples, rápido e indolor. Não é preciso estar em jejum para fazê-lo. De acordo com o Dr. José Francisco Kerr Saraiva, presidente da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo, o diagnóstico é o primeiro passo para identificar se a pessoa é hipertensa.

“Por isso é tão importante que cada um conheça a sua pressão arterial. E caso seja constatado que o paciente possui alterações, o tratamento inclui um tripé de efeito duradouro: hábitos saudáveis de alimentação, atividades físicas regulares e medicação prescrita por médico sem interrupções, têm brilhantes resultados.”

Por ser uma doença silenciosa, que não apresenta sintomas, medir a pressão regularmente e a adotar hábitos de vida saudáveis são grandes aliados para evitar doenças cardiovasculares.

Hoje as doenças cardiovasculares representam a principal causa de mortes no Brasil, responsáveis por mais de 30% dos óbitos registrados. A SOCESP estima que, ao final deste ano, quase 400 mil cidadãos brasileiros morrerão por doenças do coração e da circulação.

Os pacientes que forem identificados com pressão alterada no mutirão receberão orientação especial para procurarem a Unidade Básica de Saúde de referência para diagnóstico e devido tratamento, se necessário. Uma estação do Agenda Fácil será disponibilizada para facilitar o agendamento de consultas para essas pessoas na rede pública.

OUTRAS AÇÕES

A escola de samba Leandro de Itaquera vai participar da estratégia de sensibilização sobre o tema. Parceira do projeto, a escola irá fazer uma apresentação na praça de alimentação do Shopping Metrô Itaquera.

No repertório, a escola incluirá o samba vencedor do concurso “Leandro Cuidando do Seu Coração” (assista aqui: https://www.youtube.com/watch?v=QSWqxl0vfeA), promovido pela iniciativa Cuidando do seu Coração em 2018. O concurso estimulou a criação de sambas no tema da hipertensão, seus fatores de risco, e a importância da prevenção, mobilizando a população de Itaquera e até equipes de Unidades Básicas de Saúde no desenvolvimento das letras e músicas.

Também haverá um treinamento de ressuscitação cardiopulmonar, realizado pela AAGAPE Santa Marcelina, devido à importância dos salvamentos em caso de infartos.

De acordo com o Incor, 40% dos infartos têm como causa a pressão alta.  Para chamar a atenção para um dos hábitos mais importantes na prevenção e combate à hipertensão, a prática de atividades físicas, a unidade da academia SmartFit do Shopping Itaquera oferecerá aulas abertas ao público.

Além das ações na estação e shopping, algumas UBSs de Itaquera também realizarão mutirões locais de aferição de pressão e conscientização para a população de seu território. As 24 UBSs de Itaquera fazem parte do projeto “Cuidando do seu coração” na região.

A campanha também contempla ações até o mês de maio em razão do Dia Mundial da Hipertensão, lembrado no dia 17. Além do mutirão, o concurso cultural Poesia que Pulsa está com inscrições abertas até 1° de maio.

A seleção vai reunir slams sobre cuidados com doenças cardiovasculares e hipertensão arterial. O Slam das Minas SP vai oferecer duas oficinas para quem participar do concurso. Para participar, é preciso acessar o site www.cuidandodoseucoracao.org.

Alguns exemplos de soluções do projeto desde 2018 em Itaquera:

Mais de 3 mil pessoas tiveram pressão aferida em mutirões na comunidade, das quais 36% estavam com a pressão arterial alterada e receberam orientações para visitarem sua UBS de referência;

300 pacientes passaram a utilizar o “cartão do hipertenso”, que registra o histórico de aferições de pressão arterial na UBS e engaja o paciente no monitoramento e tratamento da doença;

425 profissionais de saúde capacitados em módulos técnicos e comportamentais – incluindo gerentes, farmacêuticos, enfermeiros, médicos e equipes da recepção;

Desses, mais de 200 profissionais participaram de um “circuito de empatia”, no qual puderam se colocar no lugar de pacientes e realizar aferição de pressão arterial, medição de IMC, e consultar especialistas sobre aspectos ligados ao cuidado com a saúde, como o combate ao sedentarismo, alimentação saudável, qualidade do sono e gerenciamento de estresse;

120 conselheiros das unidades básicas foram capacitados em hipertensão arterial.

 

 

DEIXAR UMA RESPOSTA