Ação segue até o dia 29 de outubro; participação acontece mediante cadastro no site www.outubrorosasccp.com.br
O mês de outubro é marcado mundialmente pelas campanhas de combate ao câncer de mama. O Outubro Rosa é celebrado para chamar atenção das mulheres para a prevenção deste que ainda continua sendo um dos tipos de câncer com maior incidência de óbitos.
E, mais uma vez, o Hospital Santa Marcelina, em Itaquera, entra nesta ação através da parceria com a Secretaria do Estado da Saúde e o Corinthians. O intuito é alertar para a luta pela prevenção e o tratamento contra o Câncer de Mama.
“Este é o mais comum entre as mulheres no Brasil e no Mundo. Neste Outubro Rosa o hospital está acolhendo as mulheres, estimulando a detecção precoce da doença e conscientizando a população feminina mostrando que esta doença é curável e com tratamento acessível”, alerta a Irmã Rosane Ghedin, diretora-presidente da Rede de Saúde Santa Marcelina.
A CAMPANHA
A campanha “O Corinthians é Preto e Branco, o Outubro é Rosa” acontece até o dia 29 de outubro, com a realização de exames de mamografia e ultrassonografia gratuitamente, na Arena Corinthians, que fica ao lado da estação do Metrô Corinthians-Itaquera.
“Estamos disponibilizando médicos especializados que integram nossa equipe multiprofissional para o atendimento, orientação e realização dos exames essenciais para ajudar a identificar a doença antes do surgimento dos sintomas. Assim visamos contribuir para a redução da mortalidade, que é o nosso principal objetivo”, completa a Irmã Rosane.
CABELEGRIA
A iniciativa também conta com o apoio da ONG Cabelegria, que recentemente inaugurou o primeiro Banco de Perucas do Brasil, no Hospital Santa Marcelina de Itaquera, e que durante a ação estará na arena para receber doações de cabelos para a produção de perucas para as pacientes diagnosticadas com câncer.
IMPORTANTE
Só serão atendidas as mulheres que realizarem o cadastro pela Internet, no www.outubrorosasccp.com.br, mediante mensagem-resposta de confirmação, com data e horário de comparecimento. Caso o número de interessadas seja maior do que as vagas disponíveis, sorteios serão realizados.
EXAME HUMANIZADO
Outra iniciativa está sendo realizada no hospital. Para ajudar as mulheres a se sentirem mais à vontade na hora de fazer o exame de mamografia, a direção apostou na idealização de uma sala totalmente humanizada e decorada com muito carinho com recursos arrecadados pelo Voluntariado Santa Marcelina.
Por se tratar de um exame doloroso, o espaço oferece às mulheres a sensação de acolhimento para realizar o procedimento com tranquilidade.
A sala é decorada com flores e motivos na cor rosa. E, de frente a um televisor que transmite imagens e sons da natureza, as pacientes ao final do exame recebem laços que representam as “mulheres conscientes”, para serem colocados em uma árvore. O intuito é “florear” a importância de se fazer a mamografia preventiva.
O hospital fica na Rua Santa Marcelina, 177, Itaquera. Telefone: 2070-6000. Site: www.santamarcelina.org.