Prefeitura Regional de Itaquera Reuniões das entidades e comunidade gera resultado

Segunda reunião na sede da Obra Social Dom Bosco

O médico ortopedista Jacinto Reyes será o novo Prefeito Regional de Itaquera. O anúncio foi feito pelo secretário Bruno Covas no dia 6 de dezembro, e deixou muitos itaquerenses felizes. Isso porque, com a notícia, o bairro termina o ano de 2016 com a almejada vitória de ter à frente deste importante órgão municipal um morador de Itaquera.
Conhecido por todos como “Dr. Jacinto”, Reyes já foi candidato a vereador pelo partido do PSDB, quando conseguiu expressivos 16 mil votos. Além disso, é diretor da Câmara de Dirigentes e Lojistas de Itaquera e diretor do Núcleo de Desenvolvimento de Itaquera (NDI). Considerado uma das maiores liderança da região, “Dr. Jacinto” sempre esteve engajado na luta por uma Itaquera melhor.

Dr. Jacinto Reyes, novo Prefeito Regional de Itaquera
O PROCESSO
Até chegar a este resultado, Entidades, lideranças e moradores se reuniram em três momentos para organizar a indicação dos nomes, que foram enviados ao prefeito João Doria e ao secretário.
A última reunião ocorreu no dia 24 de novembro, na sede da Obra Social Dom Bosco, mesmo endereço da segunda reunião, quando foi finalizado o processo de indicação iniciado em outubro. O primeiro encontro ocorreu na sede do Sebrae Itaquera. Vale destacar que, no último evento, foram apresentados os currículos dos profissionais entregues, e todos tiveram direito à palavra.
Tudo isso aconteceu porque a indicação para o cargo de Prefeito Regional (não será mais usado o termo de subprefeito) passou para as mãos do prefeito recém-eleito, em parceria com o secretário de Coordenação das Subprefeituras. Antes a indicação era feita pelos vereadores.
DIÁLOGO E
OPORTUNIDADE
“Itaquera mostrou a sua força e união. O Núcleo de Desenvolvimento de Itaquera (NDI) quer ajudar a organizar o bairro e este processo foi muito importante. Ele ficará marcado na história”, ressaltou Roberto Manna, presidente do NDI e também da Câmara dos Dirigentes Lojistas de Itaquera (CDLI).
O diálogo aberto foi um autêntico meio de chamar a atenção das autoridades para as reais necessidades da comunidade local, e deu resultado.
“Saímos na frente. Se eles iriam aceitar ou não, era outra coisa. O importante é que fizemos nossa parte. Entregamos pessoalmente os currículos recebidos e aguardamos. Este foi um processo democrático e muito transparente”, salientou o presidente da CDLI.
“Este foi o momento. Nos reunimos e indicamos as pessoas. A união demonstrada nas reuniões deve continuar”, observou padre Rosalvino.
A FORÇA DAS ENTIDADES
A Subprefeitura Itaquera é formada por quatro distritos: Itaquera, José Bonifácio, Parque do Carmo e Cidade Líder. E o “Dr. Jacinto” terá muita ajuda das Entidades e lideranças locais. Para isso, comissões de trabalho para acompanhar as ações tanto em Itaquera como nas secretarias municipais deverão ser montadas.
Entre as tarefas estão solucionar entraves burocráticos e dar continuidade a projetos que já foram conquistados pelas lideranças locais, mas que ainda não saíram do papel.
Os primeiros passos já foram dados: o Núcleo de Desenvolvimento de Itaquera, em parceira com a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), obteve a concessão do terreno público localizado em frente à estação do Metrô para a construção do Fórum de Itaquera.
Ele também deverá agir para que a região deixe de ser denominada apenas como “dormitório”. Para isso, terá o apoio do Câmara dos Dirigentes Lojistas de Itaquera, que vai colaborar para que mais empresas e serviços ganhem as ruas da região.

Lideranças durante a primeira reunião na sede do Sebrae

Lideranças durante a primeira reunião na sede do Sebrae
Este setor da economia poderá ser beneficiado pela Lei de Incentivos Fiscais. O Núcleo de Desenvolvimento de Itaquera, assim como as Entidades e lideranças locais, apóiam a ideia de que deve haver, na sede da Prefeitura Regional, um departamento específico para ajudar a tirar dúvidas e orientar sobre quem pode aderir ao programa de incentivos.
OBRAS E ZELADORIA
Jacinto Reyes também deverá trabalhar em prol da construção de dois piscinões, assim como da canalização do córrego Rio Verde, com objetivo de eliminar problemas pontuais de enchentes e alagamentos nos distritos.
Outras demandas populares são o retorno da sede da Prefeitura Regional ao seu antigo endereço (Rua Gregório Ramalho) e também a implementação do sistema binário de trânsito no centro de Itaquera.
O piso intertravado em todas as calçadas do bairro e a volta da Operação Delegada às ruas do comércio são outros itens que também estão na lista de cobrança das lideranças de Itaquera. Padre Rosalvino fala no terceiro encontro na Obra Social Dom Bosco

O que diz Alessandro Guedes?

Overeador reeleito, Alessandro Guedes (PT) marcou presença no primeiro encontro para o início dos trabalhos de indicação do nome do Prefeito Regional.
Ele se colocou à disposição para ajudar no que for preciso e agradeceu a grande quantidade de votos que teve na região.
“Agradeço a todos que votaram em mim. Vamos lutar pelo crescimento e desenvolvimento e dar ao nosso bairro a visibilidade que ele realmente merece ter. Os desafios são muitos, mas com a união de todos podemos vencê-los. E um momento como este, com inúmeras pessoas reunidas em prol de um mesmo objetivo, deve ser levado em consideração pelas autoridades competentes. Outra questão também de extrema importância diz respeito à reforma do Hospital Planalto. Vamos lutar por isso”, destacou.
O Desenvolve Itaquera voltou a entrar em contato com o parlamentar, via e-mail. Na oportunidade foi perguntado quanto ao seu posicionamento com relação à escolha do novo representante de Itaquera, antes da nomeação.
– Independente da escolha feita pelo prefeito João Doria e o secretário Bruno Covas, qual será o seu posicionamento. O senhor será partidário ou sempre a favor de Itaquera?
“Minha postura sempre será em defesa dos interesses do povo de Itaquera, seja no parlamento ou nas ruas do nosso bairro. Seja quem for o novo Prefeito Regional, teremos uma postura firme e combativa na construção do bem comum para nossa região.”

Sair da versão mobile