Segunda reunião na sede da Obra Social Dom Bosco
O médico ortopedista Jacinto Reyes será o novo Prefeito Regional de Itaquera. O anúncio foi feito pelo secretário Bruno Covas no dia 6 de dezembro, e deixou muitos itaquerenses felizes. Isso porque, com a notícia, o bairro termina o ano de 2016 com a almejada vitória de ter à frente deste importante órgão municipal um morador de Itaquera.
Conhecido por todos como “Dr. Jacinto”, Reyes já foi candidato a vereador pelo partido do PSDB, quando conseguiu expressivos 16 mil votos. Além disso, é diretor da Câmara de Dirigentes e Lojistas de Itaquera e diretor do Núcleo de Desenvolvimento de Itaquera (NDI). Considerado uma das maiores liderança da região, “Dr. Jacinto” sempre esteve engajado na luta por uma Itaquera melhor.
O PROCESSO
Até chegar a este resultado, Entidades, lideranças e moradores se reuniram em três momentos para organizar a indicação dos nomes, que foram enviados ao prefeito João Doria e ao secretário.
A última reunião ocorreu no dia 24 de novembro, na sede da Obra Social Dom Bosco, mesmo endereço da segunda reunião, quando foi finalizado o processo de indicação iniciado em outubro. O primeiro encontro ocorreu na sede do Sebrae Itaquera. Vale destacar que, no último evento, foram apresentados os currículos dos profissionais entregues, e todos tiveram direito à palavra.
Tudo isso aconteceu porque a indicação para o cargo de Prefeito Regional (não será mais usado o termo de subprefeito) passou para as mãos do prefeito recém-eleito, em parceria com o secretário de Coordenação das Subprefeituras. Antes a indicação era feita pelos vereadores.
DIÁLOGO E
OPORTUNIDADE
“Itaquera mostrou a sua força e união. O Núcleo de Desenvolvimento de Itaquera (NDI) quer ajudar a organizar o bairro e este processo foi muito importante. Ele ficará marcado na história”, ressaltou Roberto Manna, presidente do NDI e também da Câmara dos Dirigentes Lojistas de Itaquera (CDLI).
O diálogo aberto foi um autêntico meio de chamar a atenção das autoridades para as reais necessidades da comunidade local, e deu resultado.
“Saímos na frente. Se eles iriam aceitar ou não, era outra coisa. O importante é que fizemos nossa parte. Entregamos pessoalmente os currículos recebidos e aguardamos. Este foi um processo democrático e muito transparente”, salientou o presidente da CDLI.
“Este foi o momento. Nos reunimos e indicamos as pessoas. A união demonstrada nas reuniões deve continuar”, observou padre Rosalvino.
A FORÇA DAS ENTIDADES
A Subprefeitura Itaquera é formada por quatro distritos: Itaquera, José Bonifácio, Parque do Carmo e Cidade Líder. E o “Dr. Jacinto” terá muita ajuda das Entidades e lideranças locais. Para isso, comissões de trabalho para acompanhar as ações tanto em Itaquera como nas secretarias municipais deverão ser montadas.
Entre as tarefas estão solucionar entraves burocráticos e dar continuidade a projetos que já foram conquistados pelas lideranças locais, mas que ainda não saíram do papel.
Os primeiros passos já foram dados: o Núcleo de Desenvolvimento de Itaquera, em parceira com a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), obteve a concessão do terreno público localizado em frente à estação do Metrô para a construção do Fórum de Itaquera.
Ele também deverá agir para que a região deixe de ser denominada apenas como “dormitório”. Para isso, terá o apoio do Câmara dos Dirigentes Lojistas de Itaquera, que vai colaborar para que mais empresas e serviços ganhem as ruas da região.
Lideranças durante a primeira reunião na sede do Sebrae
Este setor da economia poderá ser beneficiado pela Lei de Incentivos Fiscais. O Núcleo de Desenvolvimento de Itaquera, assim como as Entidades e lideranças locais, apóiam a ideia de que deve haver, na sede da Prefeitura Regional, um departamento específico para ajudar a tirar dúvidas e orientar sobre quem pode aderir ao programa de incentivos.
OBRAS E ZELADORIA
Jacinto Reyes também deverá trabalhar em prol da construção de dois piscinões, assim como da canalização do córrego Rio Verde, com objetivo de eliminar problemas pontuais de enchentes e alagamentos nos distritos.
Outras demandas populares são o retorno da sede da Prefeitura Regional ao seu antigo endereço (Rua Gregório Ramalho) e também a implementação do sistema binário de trânsito no centro de Itaquera.
O piso intertravado em todas as calçadas do bairro e a volta da Operação Delegada às ruas do comércio são outros itens que também estão na lista de cobrança das lideranças de Itaquera.
O que diz Alessandro Guedes?
Overeador reeleito, Alessandro Guedes (PT) marcou presença no primeiro encontro para o início dos trabalhos de indicação do nome do Prefeito Regional.
Ele se colocou à disposição para ajudar no que for preciso e agradeceu a grande quantidade de votos que teve na região.
“Agradeço a todos que votaram em mim. Vamos lutar pelo crescimento e desenvolvimento e dar ao nosso bairro a visibilidade que ele realmente merece ter. Os desafios são muitos, mas com a união de todos podemos vencê-los. E um momento como este, com inúmeras pessoas reunidas em prol de um mesmo objetivo, deve ser levado em consideração pelas autoridades competentes. Outra questão também de extrema importância diz respeito à reforma do Hospital Planalto. Vamos lutar por isso”, destacou.
O Desenvolve Itaquera voltou a entrar em contato com o parlamentar, via e-mail. Na oportunidade foi perguntado quanto ao seu posicionamento com relação à escolha do novo representante de Itaquera, antes da nomeação.
– Independente da escolha feita pelo prefeito João Doria e o secretário Bruno Covas, qual será o seu posicionamento. O senhor será partidário ou sempre a favor de Itaquera?
“Minha postura sempre será em defesa dos interesses do povo de Itaquera, seja no parlamento ou nas ruas do nosso bairro. Seja quem for o novo Prefeito Regional, teremos uma postura firme e combativa na construção do bem comum para nossa região.”