Endereço com uma das melhores visibilidades da região, a Praça da Estação, localizada às margens da Avenida Radial Leste, no sentido bairro, bem na região central de Itaquera, poderia até ser um dos cartões postais do bairro, mas não é. Historicamente, a sua área já foi o endereço de uma das estações de trem mais importantes da Zona Leste: a de Itaquera, que infelizmente foi ao chão quando ocorreu a extensão da Radial.
REFORMA
Depois, com o intuito de dar vida ao espaço que se tornou ocioso, a Câmara dos Dirigentes Lojistas de Itaquera (CDLI), após a liberação pela então Subprefeitura Itaquera, foi o principal patrocinador da construção de boxes para fazer do espaço um centro gastronômico.
A ideia era criar, também ali, um polo cultural, com apresentações e feiras. O centro gastronômico chegou a funcionar, mas por pouco tempo. Isso porque tudo foi parar na Justiça. De acordo com as últimas apurações feitas pela equipe do Jornal Desenvolve Itaquera, o Ministério Público descobriu recentemente que área não pertence à Prefeitura, mas sim à Fepasa.
BASE POLICIAL
Resultado: com toda esta situação mal resolvida, o espaço tornou-se novamente ocioso e um chamariz para pessoas mal intencionadas. Com um ponto de ônibus praticamente em frente, quem espera a condução tem que se deparar, também, com uma praça sem segurança e mal iluminada.
De acordo com alguns leitores que entraram em contato com a redação deste veículo de comunicação, a situação poderia ser bem diferente se o centro gastronômico voltasse a funcionar e a construção para abrigar uma base da Polícia Militar fosse concluída.
Isso porque a estrutura inacabada pode servir de abrigo para usuários de drogas e ladrões. Sem iluminação nenhuma, ela está cercada por um paredão e pela copa das árvores. Outro problema é o acúmulo de lixo e entulho em seu entorno.
“Quando o centro gastronômico estava funcionando, ainda dava uma segurança pra gente. Mas e agora? Eu fico com medo”, comentou uma passageira que estava no ponto de ônibus e pediu para não ter o seu nome divulgado.
Fica então o alerta para a Prefeitura Regional Itaquera, que também recebeu a reclamação por meio da Câmara dos Dirigentes Lojistas de Itaquera.
No dia 22 de abril, a repórter do SPTV Primeira Edição, Ananda Apple, esteve na Praça da Estação e também mostrou a situação de abandono do espaço. Inclusive, ela conversou com o presidente da CDLI, Roberto Manna, que destacou a importância de retomar o projeto que só traz benefícios para a região. O Presidente da Entidade, informou que encaminhou um Ofício à Prefeitura Regional solicitando autorização para a conclusão da base da PM, mas até o presente momento não obteve resposta.