Saúde – Carretas médicas passam por Itaquera

No dia 8 de março, o prefeito João Doria e o secretário municipal da Saúde, Wilson Pollara, lançaram em Itaquera o projeto Doutor Saúde, que contou com carretas adaptadas estacionadas no terreno em frente à Fatec. Também estiveram presentes no evento o padre Rosalvino, da Obra Social Dom Bosco; as irmãs Marcelinas; e o prefeito regional de Itaquera, Jacinto Reyes.

Através da iniciativa, mais de três mil pessoas puderam realizar consultas e procedimentos em três especialidades diferentes.

Com dias pré-determinados em cada região da cidade, os equipamentos têm capacidade de realizar entre 50 e 60 atendimentos por dia, funcionando de segunda a sábado, das 8 às 17 horas. Para utilizar o serviço é necessário fazer o agendamento em uma Unidade Básica de Saúde (UBS).

São Elas

As três primeiras carretas que passaram pela região podem receber 3.200 pessoas por mês e realizar cerca de 15 mil exames a princípio, nas especialidades de oftalmologia, cirurgia vascular e saúde da mulher.

A unidade de cirurgia vascular, por exemplo, ofereceu consulta especializada e o exame ultrassom doppler, utilizado para avaliar a necessidade de cirurgia. Na carreta de oftalmologia foram realizadas consultas para a prescrição de óculos e exames médicos preventivos sobre os riscos cardiológicos. Pacientes diagnosticados com problemas de visão, como miopia e astigmatismo, receberão os óculos prescritos gratuitamente em 30 dias.

“Na carreta vascular, em 80% dos casos o paciente sai curado, porque temos um procedimento que evita as cirurgias. Na carreta oftalmológica também 80% dos casos são resolvidos com a avaliação e distribuição dos óculos. Os problemas mais raros ou graves são encaminhados para os hospitais”, explicou Pollara.

ESPERA

Os equipamentos ofereceram ainda orientações de prevenção e procedimentos de avaliação pré-operatórios, como exames laboratoriais e eletrocardiograma. Na primeira fase, a ação receberá investimentos mensais de cerca de R$ 570 mil. Os próximos passos do programa são a disponibilização de mais cinco unidades, para atendimentos em saúde do homem, saúde escolar, gastroenterologia, coloproctologia e dermatologia.

Sair da versão mobile