Entre as ruas que poderiam ser beneficiadas está a São Teodoro
Como já informado à equipe do Jornal Desenvolve Itaquera, pela SPObras, sobre os projetos do sistema binário e do corredor de ônibus, apenas as obras do corredor da Avenida Líder, com 1,8 quilômetros de extensão, estão concluídas, faltando apenas a instalação do piso tátil nas paradas de ônibus.
Quanto ao sistema binário, a secretaria explicou o projeto por trechos. No primeiro, localizado na Avenida Itaquera, incluindo a Rua Tomazzo Ferrara, com 700 metros de extensão, as obras do corredor de ônibus, do sistema de drenagem e do passeio.
As obras do segundo trecho ainda não foram iniciadas. Aguarda-se a finalização dos processos de desapropriações, que tramitam no Poder Judiciário, e a remoção de ocupações irregulares, sob competência da Secretaria de Habitação.
“Já existe o projeto funcional da continuação do sistema binário, que inclui a Avenida Francisco Munhoz Filho e a Avenida Harry Dannenberg, o qual, inclusive, já foi enviado para avaliação dos órgãos de trânsito. Este trecho ainda terá seu projeto executivo desenvolvido.”
Na Avenida Harry Dannenberg, há anos, um projeto de desapropriação relacionado ao Parque Linear, inibe que comerciantes invistam na reforma ou construção de seus estabelecimentos. O presidente da CDLI (Câmara dos Dirigentes Lojistas de Itaquera), Dr. Roberto Manna, esteve na Secretaria do Verde e solicitou a revisão dessas desapropriações. Segundo ele, é necessário uma definição pelo sim ou pelo não para alavancar o desenvolvimento local. Enquanto isso, a demanda de veículos só cresce no bairro e as suas ruas estão no limite de sua capacidade. Entre os exemplos está a Rua São Teodoro. Com movimento intenso, o trânsito é constante principalmente nos horários de pico.
Com acesso entre a Avenida Itaquera e a Avenida Jacu-Pêssego, uma alternativa seria fazer um sistema binário também nesta ligação. Ou seja, aproveitando as ruas paralelas. Enquanto uma vai no sentido centro, a outra segue no sentido bairro.
Com esta medida muitos comerciantes seriam beneficiados. Isso porque poderia-se aumentar o número de vagas públicas de estacionamento e os congestionamentos consequentemente iriam diminuir, contribuindo para uma melhor fluidez do movimento local.
Todos sairiam ganhando. Além disso, não seria necessário haver desapropriações e os gastos seriam bem menores. Todos continuariam com suas casas e comércios e poderiam usufruir dos benefícios do sistema binário de trânsito.