Sem contrato, funcionários fazem a manutenção, quando necessário
Na edição anterior, o Jornal Desenvolve Itaquera publicou que a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) vem tendo muitos problemas por conta dos constantes furtos de fios e cabos que interferem diretamente em seus equipamentos semafóricos. Como resultado, surge uma grave situação que pode colocar em risco a vida de muitas pessoas. Isso porque vários equipamentos acabam sendo desligados. Em contato com a assessoria de imprensa da CET, a reportagem perguntou sobre o que vem sendo feito para combater este problema e se há equipamentos com no-break (na falta de energia o farol continua operando normalmente) na região.
Mas a resposta não foi muito animadora. A Companhia esclareceu apenas que a atual gestão iniciou os trabalhos no dia 1º de janeiro sem contrato de manutenção dos semáforos, pois os mesmos venceram em dezembro.
Diante do cenário encontrado, a atual diretoria renegociou a prorrogação da garantia dos consórcios e fez, em um curto espaço de tempo, e com orçamento reduzido, um edital que pudesse garantir a funcionalidade de todos os 6.387 semáforos existentes.
“O edital de licitação foi publicado no dia 23 de março. Trata-se de um avanço perto do contrato passado que previa implantação e a manutenção de apenas 1.500 aparelhos.”
A assessoria destacou ainda o seguinte: “Infelizmente a CET tem enfrentado no dia a dia motivos alheios à tecnologia do sistema, como furto de fios e vandalismo. Até agora, em 2017, foram registrados mais de 280 casos de furtos em semáforos na capital. Um furto de fio em um cruzamento, por exemplo, pode afetar pelo menos seis semáforos da região, por interromper o fornecimento. Somente neste ano, foram mais de 16 quilômetros de cabos furtados na cidade. Em 2016, foram 40 km de fios furtados, um prejuízo de mais de 500 mil reais”, completou a pasta.
A reportagem apurou que mesmo com esses problemas e graças ao empenho e profissionalismo da equipe da CET de Itaquera, novos fios e cabos para região foram adquiridos e serão substituidos em breve.