A importância do comércio para o desenvolvimento local

Investir. Esta é, com certeza, uma palavra-chave. Principalmente para quem está à frente do seu próprio negócio. Grande, médio ou pequeno, não importa. Vale a pena pensar em renovar, sempre. Com a rapidez em que as coisas acontecem, quem não corre atrás acaba deixando as oportunidades passarem. E até mesmo os clientes, não é verdade?
O consumidor está cada vez mais exigente. Isso é inegável. Tanto é que há vários cursos e workshops oferecidos atualmente no mercado para que todos possam se adaptar à nova realidade. Num primeiro momento, se o empresário não tornar o seu estabelecimento mais atrativo, o cliente irá procurar um que atenda também o seu bem-estar. Quem não gosta de ser atendido em um estabelecimento com um som ambiente agradável e aconchegante, com iluminação que dê uma sensação de bem-estar? Se você acha que isso não conta, conta!
Para quem tem uma loja na rua, se atualizar sobre as últimas tendências é uma questão até mesmo de sobrevivência. Mesmo porque, concorrer com os shoppings não é uma tarefa fácil. Atrativos nestes empreendimentos não faltam, ainda mais quando se trata de datas comemorativas. Mais um motivo para analisar com carinho os anseios dos compradores.
Ter uma fachada atrativa também é algo fundamental. Ela pode se tornar um chamariz para atrair quem passa. Lembra daquela frase: a primeira impressão é a que fica. Mas você deve estar pensando: num momento de crise, como arranjar dinheiro para investir em uma reforma interna ou externa? Nem sempre é preciso gastar muito para isso. Às vezes, uma reorganização na disposição do mobiliário e uma nova pintura já transformam o ambiente.
Quanto aos cursos há preços para todos os bolsos. Inclusive, instituições como Sebrae e Senac também oferecerem cursos, palestras e workshops gratuitos com informações valiosas que podem fazer a diferença para o empreendedor. A Internet também é outra ferramenta importante. Se a pessoa souber triar, chega-se a fontes fidedignas que ofertam dicas valiosas. Quanto vai custar isso? Nada. Apenas o investimento do seu tempo para aprender.
Ainda há as questões administrativas, para que se possa rever onde se está ganhando e perdendo, qual o perfil do público, o que ele procura, ou seja, uma pesquisa para avaliar as questões internas, principalmente quanto ao fluxo de caixa, também devem ser reavaliada. Por isso a informatização de todo o sistema deve ser pensada. Lembre-se: as ferramentas devem  ser utilizadas conforme as necessidades.
Além disso, os profissionais, ou seja, todos da equipe de vendas, também precisam saber como atender e como chegar ao novo consumidor. Sabe aquele vendedor que “cola” na pessoa? Ou aquele que, para chegar até o cliente, demora uma eternidade? Ou seja, é preciso haver um equilíbrio e uma boa consultoria ajuda, e muito, a dosar a  abordagem.
Enfim, poderíamos falar sobre inúmeras coisas, não é mesmo? Mas o mais importante, na verdade, não é impor uma verdade, dizer o que é certo ou errado. Não! Muito pelo contrário. O que dá certo para um nem sempre é o melhor para outra pessoa. O que se pretende é chamar a atenção para que as pessoas busquem as informações que forem melhores para elas, e as ajudem a prosperar, obterem os resultados almejados e, cada vez mais, impulsionarem o crescimento do seu bairro e a continuarem  a gerar renda e emprego a muitas pessoas.

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