Febre amarela: fique atento à campanha de vacinação fracionada

Se você mora em algum destes distritos – Cidade Líder, Cidade Tiradentes, Guaianases, Iguatemi, José Bonifácio, Parque do Carmo, São Mateus e São Rafael, e ainda não tomou a vacina contra a febre amarela, fique atento para a campanha de vacinação fracionada que acontecerá na Zona Leste, nestas regiões.
A ação seguirá de 25 de janeiro até o dia 24 de fevereiro, nas Unidades Básicas de Saúde, e quem tomar a dose fracionada terá que tomar outra dose daqui a oito anos. Aqueles que já tomaram a dose concentrada da vacina contra a febre amarela, em algum momento da vida, não precisam mais se vacinar.
Motivo da Campanha
A campanha nestes locais tem caráter preventivo por estes distritos estarem próximos a corredores ecológicos. A Secretaria Municipal da Saúde pede que, para aqueles que não moram ou não trabalham em regiões com recomendação de vacinação, que procurem as unidades de referência apenas em casos de viagem para áreas de risco.
Outra recomendação da secretaria é que, quem tem mais de 60 anos, deve buscar orientação com o seu médico, para saber se pode ou tomar a vacina. O mesmo vale para aqueles com doença pré-existente ou que fazem algum tipo de tratamento, pois o uso de alguns medicamentos pode não indicar a vacinação.
As orientações da Secretaria Municipal da Saúde têm carácter preventivo, para evitar qualquer tipo de ocorrência. Os casos também estão sendo avaliados nas unidades de saúde, pelas atendentes.
Não podem tomar a vacina contra a febre amarela: grávidas e mulheres que estão amamentando crianças menores de seis meses; doentes com câncer que fazem quimioterapia ou radioterapia; pessoas com alergia a ovos ou derivados; portadores de HIV ou qualquer doença que atinja o sistema imunológico; e transplantados.

Sair da versão mobile