“O Polo Tecnológico Itaquera será construído numa área próxima das estações Itaquera do Metrô e da CPTM, e ao lado do Shopping Itaquera. O Polo juntará uma rodoviária, Fórum Regional da Justiça e um estádio de futebol que deverá sediar jogos da Copa do Mundo de 2014. Além disso, terá um conjunto de escolas técnicas, pavilhão de exposições, centro de convenções, hotel e ainda laboratórios e incubadora do Parque Tecnológico de São Paulo – Leste. As unidades do Senai, da Fatec, da Etec e de uma escola técnica voltada à produção de eventos serão responsáveis pela formação de mão de obra qualificada na região. Já os laboratórios e a incubadora pertencentes ao Parque Tecnólogo permitirão aos profissionais ter a oportunidade de se tornarem empreendedores. Com o Polo Tecnológico Itaquera, a Zona Leste, que fornece mão de obra para outras regiões da cidade e da Grande São Paulo, se tornará uma região com dinâmica econômica própria. O Polo Tecnológico Itaquera será o centro de uma cidade que se formará dentro da própria São Paulo, com núcleos funcional e cultural da futura Zona Leste.”
A publicação acima descrita é de 24 de janeiro de 2012, e traz ainda os seguintes itens que iriam compor o projeto, em sua totalidade: um Fórum, uma Rodoviária, unidades da Fatec/Etec e Senai, espaços de Alimentação e Serviços, Incubadora e Laboratórios, um Centro de Convenções, um Auditório, um Edifício Comercial, postos da Polícia Militar e dos Bombeiros, sala do Instituto Dom Bosco e a complementação com o Parque Linear Rio Verde.
Desta lista, o que saiu do papel? Apenas a Arena Corinthians
e a unidade da Fatec/Etec. Com o objetivo de fazer com que este importante projeto seja concretizado, a Câmara dos Dirigentes Lojistas de Itaquera (CDLI) e o Núcleo de Desenvolvimento de Itaquera (NDI), através de seus representantes, vão cobrar das autoridades competentes mais empenho.
Encontro com representantes da Fatec Itaquera firmou ainda mais os laços para que isso ocorra. Em uma das reuniões da CDLI, a diretora da Fatec, Profª Dra. Anna Cristina Barbosa Dias de Carvalho, destacou o seu desejo de ver o projeto do Polo sair do papel.
A equipe do Jornal Desenvolve Itaquera vai ficar de olho e acompanhar.