Na manhã de 11 de setembro, o vereador Aurélio Nomura esteve na Chácara Meu Pai, em Itaquera, onde foi recepcionado por grupos da terceira idade e por Dito Salim, ex-vereador de São Paulo.
Na ocasião, ele ouviu de Salim pedidos de melhorias para Itaquera, como a efetização da construção do Forum do bairro em frente à estação Itaquera do Metrô, e a vinda de mais equipamentos de educação para o mesmo endereço.
“Precisamos junto ao Metrô Itaquera de uma escola do Senai, de um Corpo de Bombeiros, de um Fórum; e que o Rio Verde seja canalizado. Precisamos de melhores escolas para os nossos filhos e da nossa Zona Industrial, que nós temos na Colônia Japonesa, para que nossos filhos e netos tenham onde ir trabalhar nas indústrias”, chamou a atenção Dito Salim.
PROJETO ANTIGO
Sobre a construção do Parque Tecnológico de Itaquera, Aurélio Nomura disse que acompanhou o assunto há 15 anos, quando foi instituído o Fórum de Desenvolvimento da Zona Leste, e que a discussão foi junto com a Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo), empresários e os governos Estadual e Municipal.
“Veio com uma força muito grande, mas depois perdeu totalmente a ação. Vim várias vezes aqui participar dessas discussões. Na época eu era secretário-adjunto da Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico, e o José Aníbal era o presidente. Após a saída dele, a coisa foi esmiuçando e no final acabou perdendo a força. Nós precisamos retomar esta questão e recriar o Fórum de Desenvolvimento da Zona Leste porque há muitas discussões a serem feitas”, observou Nomura.
RECURSOS DO CID
Ele acrescentou ainda que o Parque Tecnológico foi criado com recursos que seriam utilizados do CID (Certificados de Incentivo ao Desenvolvimento). Tinha-se o local e os recursos para alavancar as empresas de alta tecnologia. “Infelizmente, com a Copa, boa parte daqueles recursos que estavam sendo encaminhados para a instalação das empresas foram suspensos e destinados os recursos à construção do Itaquerão. Vejo que há a necessidade de ter novamente uma integração dos governos Estadual e Municipal para a discussão e alavancar esta questão de tecnologia.”
RECURSOS PARA A REGIÃO
Nomura acrescentou que os veradores aprovaram na Câmara Municipal condições para aquelas empresas de alta tecnologia, baixando o ISS de 5% para 2%. “Estive o ano passado junto com o então prefeito João Doria, na Argentina, e nós ouvimos de um empresário que ele tinha o maior interesse de vir para a Zona Leste, mas ele não vinha por causa das alíquotas que eram oferecidas. Agora, com a nova lei que foi aprovada em Brasília, isso há dois anos, o percentual mínimo a ser oferecido com relação ao ISS é 2%.”
Segundo o parlamentar, o que se precisa é fazer um trabalho no sentido de aportar recursos para a região. “Outra coisa, nós não estamos utilizando a aproximidade que nós temos com o aeroporto. Ela é de fundamental importância. O ponto aqui é estratégico. Há um rodoanel aqui do lado. Precisa-se começar a discutir a questão de um porto seco. A partir do momento que se tem um porto seco que se tenha condições de alavancar e dar seguranças àquelas pessoas e empresas que trabalham com “just time”, de ter a segurança de receber os produtos e não parar, de receber as mercadorias que vêm de fora, nós teremos condições de implantar uma série de empresas na região. É preciso começar a discutir o novo Plano Diretor para a Região Metropolitana. A região leste deverá ter uma posição de destaque até mesmo pelos equipamentos que tem. E Itaquera deve estar inserida nesta discussão dentro da Região Metropolitana”, observou.