A Secretaria Municipal da Saúde promove hoje, sábado, dia 13, uma mobilização contra a dengue. A ação segue as diretrizes do Plano Municipal de Enfrentamento às Arboviroses, e contará com atividades como orientação à população e intensificação da busca ativa por criadouros do mosquito Aedes aegypti.
A iniciativa conta com 14 mil profissionais da Saúde incluindo agentes comunitários de saúde, de proteção ambiental e de controle de endemias, que atuarão em diversas regiões, com instruções sobre a prevenção das arboviroses, busca ativa para controle de criadouros do mosquito, bloqueio de criadouros, nebulização, visita casa a casa, visita em imóveis especiais e pontos estratégicos, além de ações diferenciadas como caminhadas, apitaço e panelaço com funcionários fantasiados de mosquito da dengue para chamar a atenção da população, para a importância do combate aos criadouros.
O Boletim de Arboviroses da Coordenadoria de Vigilância em Saúde (Covisa) registrou 1,8 mil casos confirmados de Dengue na cidade de São Paulo, até o dia 2 de abril.
Em relação às demais doenças transmitidas pelo Aedes aegypti, não há registros de casos de Zika e Chikungunya.
A Vigilância em Saúde orienta sobre as principais formas de prevenção contra as arboviroses:
- Não deixe recipientes abertos com água;
- Retire os pratinhos dos vasos de plantas
- Não deixe latas, garrafas e plásticos abertos no quintal;
- Limpe as calhas;
- Mantenha os ralos externos protegidos com telas;
- Coloque telas nas janelas;
- Mantenha limpa a piscina;
- Lave e esfregue bem os bebedouros dos pets;
- Não deixe material e entulho de construção no quintal;
Como denunciar
A prefeitura de São Paulo criou o canal 156 para comunicação entre o munícipe e a administração. Nesta central, o cidadão paulistano pode comunicar a existência de criadouros ou pelo site da Prefeitura de São Paulo neste link
A denúncia também pode ser feita via internet, basta acessar o Portal de Atendimento da Prefeitura de São Paulo, selecionando na lista de assuntos a opção Saúde.