A proposta é de instalar dez mil câmeras em São Paulo nos próximos quatro anos. O programa será uma importante ferramenta do poder público para detectar, prevenir e reagir à situações de emergência, ocorrências e manutenção do espaço público.
As imagens integradas são transmitidas para o comando da Guarda Civil Metropolitana (GCM) e compartilhadas com os demais órgãos de segurança (polícias Civil e Militar), através de um canal de comunicação de dados pela Internet, sendo possível a realização de uma triagem de ações que acontecem em ruas e avenidas da cidade.
O principal diferencial do programa é a participação da população. Para formar essa ampla rede de monitoramento, além das câmeras dos órgãos públicos, serão utilizadas câmeras de segurança residenciais e pontos comerciais, que já se encontram distribuídas por São Paulo.
O Projeto City Câmeras é um programa público, de iniciativa exclusiva da Prefeitura Municipal de São Paulo, que visa constituir uma ampla rede de videomonitoramento por meio de câmeras públicas e privadas instaladas pela cidade, cujas imagens estão concentradas em uma plataforma única concedida por particular ao Poder Público, a título de doação, devidamente formalizada por meio do processo eletrônico SEI nº 6013.2017/0000849-5.
Não há por parte da Prefeitura qualquer relação de contrapartida ou cooperação com as empresas doadoras de plataformas, câmeras ou qualquer outro item relacionado ao projeto.
Itaquera ainda não tem nenhuma câmera instalada dentro do projeto City Câmeras. Quem se interessar pode entrar em contato porque há câmeras disponíveis para doação.
Mais informações podem ser obtidas na Subprefeitura Itaquera. Se preferir, acesse www.citycameras.prefeitura.sp.gov.br.