Por Edlaine Andrade e Daniel Varela – Docentes Senac Itaquera
Itaquera possui uma população de 523.848 habitantes, de acordo com o senso do IBGE. Sua população começou a crescer a partir do século XVII e não parou mais. Escolas, serviços de saúde, entre outros públicos, foram implantados na região.
Um marco importante foi a construção da estação de trem, que consolidou o bairro como um centro comercial para atender a sua crescente população e regiões do entorno.
Hoje o comércio conta com diversos produtos e serviços, trazendo para os seus clientes a bairro e a geração de renda, contribuindo desta forma para o crescimento econômico da região.
Para atender essa população, existem regras de ouro que podem tanto melhorar a experiência dos clientes como trazer ganhos significativos aos comerciantes, fazendo com que haja o alavancar das vendas.
De maneira geral, poderíamos dizer que o profissional de vendas no varejo tem que ser alguém bem informado, questionador, transformador e, principalmente, tem que estar pronto para atender as expectativas dos clientes, os quais estão cada dia mais exigentes, em virtude do aumento da concorrência.
É necessário também conhecer o perfil da clientela com o qual lidará em seu dia a dia, gostar de pessoas, de criar relacionamentos e conhecer bem as marcas, produtos e serviços, oferecendo experiências agradáveis que produzam encantamento e sejam positivas.
Mais algumas dicas para o sucesso nas vendas:
– Comunicar-se com clareza e objetividade;
– Falar corretamente a língua portuguesa;
– Evitar gírias e expressões de baixo calão;
– Palavras devem ser bem pronunciadas, em volume audível, sem pressa e nem muito devagar;
– Cuidados com as expressões técnicas, pois elas precisam fazer sentido para os
clientes, o vendedor precisa falar a língua que o cliente entenda;
– O vendedor é um “elo” entre o cliente e o produto ou serviço, determinando a partir
de sua interação o sucesso de uma venda.
Outra dica é para o ramo da moda:
– Mudanças de estações são excelentes oportunidades para o lançamento de produtos;
potencialize sua vitrine!
– Por fim, as datas comemorativas e mercadológicas também contribuem sobremaneira para alavancar as vendas. Como, por exemplo, o Dia dos Namorados, Dia das Crianças e o Natal.
Cabe lembrar que promoções, preços competitivos e estoques precisam compor o conjunto de estratégias para estes períodos. Afinal, vender é um processo que envolve a comunicação e o relacionamento.