Black Friday tem crescimento estimado em 21%

A líder em vendas continuará sendo a região Sudeste, com previsão de 61% do valor total do faturamento

A líder em vendas continuará sendo a região Sudeste, com previsão de 61% do valor total do faturamento

No dia 29 de novembro tem edição do Black Friday aqui no Brasil. A data mais importante para o e-commerce e mais aguardada para quem gosta de economizar, tem previsão estimada de crescimento em 21%, ultrapassando a faixa dos R$ 3,15 bilhões, de acordo com o idealizador do evento (www.blackfriday.com.br).

A região que deve apresentar maior crescimento é a Nordeste, subindo de 12% para 14% sua participação sobre o total de vendas nacional. A líder em vendas continuará sendo a região Sudeste, com previsão de 61% do valor total do faturamento do evento; o que revela uma população mais amadurecida para compras online.

“Devemos continuar tendo um crescimento expressivo no volume de vendas este ano. Mesmo no ápice da crise econômica, o Black Friday continuou puxando a economia para cima. Por volta de 5 milhões de pessoas compram pela primeira vez na Internet a cada ano e o Black Friday é uma grande porta de entrada para elas”, destaca Ricardo Bove, criador do evento.

BLACK FRIDAY NAS LOJAS FÍSICAS

Esse crescimento vem acontecendo não apenas no e-commerce. Em 2010, os grandes descontos aconteciam exclusivamente online — e esse meio continua liderando o crescimento. Segundo pesquisa do idealizador do evento: 58,4% dos consumidores compraram pela Internet na edição anterior.

Porém, as lojas físicas estão começando a ganhar aderência à data: 26,5% dos consumidores utilizaram além da Internet, também o varejo tradicional. E aqueles que preferiram fazer suas compras exclusivamente no ambiente físico representaram 15%.

Entre os produtos mais desejados estão aqueles mais caros, em que o desconto se torna mais significativo, e não são de necessidade imediata — o consumidor pode esperar o evento e se programar. Em 2019 o celular continua em primeiro lugar na intenção de compra: 37% das pessoas vão buscar um aparelho novo. Agora seguido de perto por Eletrodomésticos com 36% dos consumidores e TVs por 29,3%.

Isso está de acordo com o fato de que o ticket médio de compra durante o Black Friday seja de mais de R$ 600,00, enquanto o valor médio de compra pela Internet do brasileiro em dias comuns é um pouco menor do que R$ 450,00.

Ainda de acordo com a pesquisa, a grande maioria (70,2%) pretende gastar este ano no evento mais de R$ 500,00, sendo que praticamente a metade de todos aqueles que irão comprar (46,4%) possui a intenção de desembolsar mais de R$ 1.000,00.

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