No fim do ano, muitas famílias aproveitam o recesso do trabalho e as férias escolares para viajarem. Porém, antes de deixar a casa por algumas semanas, muitas pessoas se questionam se é necessário tomar algum tipo de cuidado com os aparelhos eletroeletrônicos como televisão, geladeira e computador. Então, seguem algumas dicas para deixar a casa segura.
Segundo o Anuário Estatístico Abracopel (Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade), lançado em maio, 2018 foi o 6º ano consecutivo em que os acidentes de origem elétrica cresceram, alcançando o patamar de 1.424 acidentes, um aumento de 37,2% se comparado com o ano de 2013, ano-início da pesquisa.
Para evitar acidentes no fim de ano, Rudolf Buhler, professor de Engenharia Elétrica do Centro Universitário FEI, dá dicas sobre o que fazer com aparelhos elétricos antes de viajar e, assim, fornecer dicas para deixar a casa segura.
– Antes de viajar, devemos remover todos os aparelhos elétricos das tomadas por medidas de segurança ou essa é apenas uma forma de economizar energia?
Para responder, primeiro temos que partir de dois pressupostos básicos de segurança que todo cidadão deve ficar atento para garantir a segurança de sua casa e de sua família.
O primeiro é de que a instalação elétrica da residência está de acordo com as normas vigentes, possuindo todos os dispositivos de proteção necessários e sem qualquer tipo de sobrecarga ou instalação indevida.
O segundo é certificar-se que os equipamentos ligados nas tomadas são de procedência conhecida e dentro da lei, ou seja, possuam selo do Inmetro atestando a sua segurança e conformidade com as normas vigentes.
Uma vez que estes requisitos mínimos de segurança são cumpridos, o único resultado que o leitor terá ao remover os aparelhos elétricos das tomadas antes de viajar será a economia de energia elétrica.
– Quais os riscos de deixar os aparelhos conectados na tomada durante o período de viagem?
Estando a instalação elétrica e os equipamentos a ela ligados em conformidade com as normas vigentes, não há riscos em deixar aparelhos conectados à rede de energia elétrica.
– Computadores que possuem aparelho estabilizador também devem ser removidos da tomada? Por quê?
Seguindo a analogia da pergunta anterior, não há a necessidade de removê-los da tomada.
– Decorações de Natal também podem oferecer riscos à casa?
O risco ligado às decorações de Natal pode ocorrer se o produto não for de origem legal, ou seja, certificado pelo Inmetro, que atesta sua segurança e conformidade com as normas vigentes.
Outro possível risco está ligado ao uso indevido do produto, fora das especificações determinadas pelo fabricante como, por exemplo, instalar um pisca-pisca de natal de uso apenas no interior da casa na parte exterior da mesma, ficando exposto à chuva, o que pode levar a curto-circuito seguido de incêndio ou ainda o risco de eletrocutar uma criança, adulto ou animal.
É preciso ficar sempre muito atento à procedência, selo do Inmetro e as indicações de uso pelo fabricante.
– Há algum risco de deixar o aquecedor a gás conectado na tomada?
Seguindo as recomendações de segurança elétrica e, neste caso, também as relativas à segurança com linhas de distribuição de gás, não há a necessidade de removê-lo da tomada.
– Quais outras dicas de segurança devemos tomar com a parte elétrica de nossa residência antes de viajarmos?
Assim como devemos manter o nosso carro sempre em dia com as revisões, e não apenas antes de uma viajem, alguns cuidados com a rede de energia elétrica da nossa residência são importantes de serem constantemente mantidos. Como exemplo, é importante verificar se há alguma tomada ou interruptor com algum problema de mal contato, derretimento, faísca ou outro dano qualquer. No quadro de distribuição de energia verificar se os disjuntores apresentam algum comportamento anormal, como desarmamento sem motivo aparente ou algum sinal visual de danos. Aparelhos eletroeletrônicos merecem o mesmo cuidado.
Ao primeiro sinal de qualquer problema, é importante lembrar a população de sempre consultar um técnico ou engenheiro qualificado para fazer qualquer manutenção ou alteração na rede elétrica da residência. Não tente fazer o serviço por conta própria, pois a energia elétrica é muito perigosa e pode matar.
Outra sugestão válida principalmente no caso de viagens mais longas, é avisar um vizinho próximo ou parente sobre quanto tempo você ficará fora e, se possível, deixar uma cópia das chaves com alguém de confiança, caso ocorra algum imprevisto.