Alfredo Volpi? Aqui tem, sim senhor!

Oficina Cultural Alfredo Volpi

Oficina Cultural Alfredo Volpi

Por Rafael Fernandes -Historiador de Itaquera e Professor de História e Sociologia na Escola Professora Emília de Paiva Meira

Aqui tem teatro? Tem sim senhor! Tem dança, música, poesia, pintura e fotografia? Tem muito mais que isso, meu senhor! Aqui tem arte da melhor qualidade, tem alegria, contação de histórias, resistência e muito amor.

Em 2019 a Oficina Cultural Alfredo Volpi completou 30 anos de atividades no nosso bairro. E esse humilde pesquisador que vos escreve era frequentador assíduo do local.

Sempre me inscrevia para as oficinas que tivessem qualquer ligação com o teatro, desde expressão corporal até técnicas vocais para o palco, por exemplo.

Lembro das salas cheias nas primeiras aulas, das apresentações na rua, dos personagens, dos professores talentosos, do piso gelado e, principalmente, dos exercícios. Foram vários e extremamente importantes para o meu desenvolvimento crítico. Foi lá que me entendi como artista pela primeira vez.

Muitos itaquerenses devem se lembrar que o primeiro prédio a abrigar a oficina foi o da Rua Victório Santim, 206, quase em frente ao famoso restaurante Bom Prato de Itaquera.

Em 2014, quando a oficina completou 25 anos, houve a migração para o prédio em que se encontra atualmente, na Rua Américo Salvador Novelli, 416, mesma rua do cartório, posto de saúde e alguns bancos.

Pela oficina já passaram artistas como Denise Fraga, Tom Zé, Nelson Triunfo, Marlene Fortuna e João Acaiabe.

Ela foi a segunda da capital paulista e a primeira de bairro. Antes dela foi inaugurada a Oficina Cultural Oswald de Andrade, no bairro do Bom Retiro.

Ao todo a cidade já contou com 21 oficinas, mas hoje só restaram três. Por conta da crise, as outras foram fechadas entre os anos 2014 e 2015.

A oficina que leva o mesmo nome do grande pintor Alfredo Volpi, cumpre o papel de transformação da sociedade, com seus saraus, grafites, exposições itinerantes, musicais e rodas de conversa, proporciona aos adultos, jovens e crianças da região um espaço de cultura, lazer e, claro, muita arte.

Parabéns Oficina Cultural Alfredo Volpi! Que você continue a nos proporcionar arte e cultura inclusiva e de qualidade.

Sair da versão mobile