Por Vanessa Lacerda Alves – Docente do Senac Itaquera
Manter seu negócio no ramo de estética, beleza e bem-estar sempre cheio pode parecer um grande desafio, mas algumas boas práticas podem ser o caminho para atingir este objetivo e crescer ainda mais.
A verdade é que, mesmo em tempos de recessão econômica, o consumo de serviços e produtos nesta área não sofre grandes abalos, mas é preciso se adequar às necessidades do seu cliente que anda com o orçamento mais curto.
Então, que tal oferecer promoções nos horários de menor fluxo em seu espaço? Você pode praticar preços até 30% mais baixos com a mesma qualidade do preço cheio e garantir a clientela, que com certeza voltará em outros momentos, inclusive pagando mais.
Aliás, promoção não significa perda de qualidade. Por isso, é essencial que todo profissional da área, seja ele o dono de uma clínica, salão de beleza, barbearia ou esmaltaria, esteja sempre atualizado.
Participe de congressos e workshops para conhecer novas técnicas e produtos, e aproveite também para visitar outros espaços a fim de exercitar seu olhar crítico e identificar pontos de melhora em seu próprio negócio.
Outra dica que faz toda a diferença é ter um ambiente agradável, acolhedor e aconchegante. Tudo isso pode ser criado com pequenos toques, como o uso de uma música ambiente, um difusor de óleos essenciais, um cantinho do café e revistas especificas para o seu tipo de público.
O objetivo aqui é criar memórias sensitivas e gustativas para que seu cliente sempre recorde dos deliciosos momentos que passou em seu espaço.
E lembre-se: seja você o seu melhor cliente. Ame seu trabalho e dedique-se a cada cliente como se fosse o único.