São Paulo tem primeiro óbito por Coronavírus

SP tem primeiro óbito por Coronavírus

SP tem primeiro óbito por Coronavírus

São Paulo tem primeiro óbito por Coronavírus confirmado. No Facebook @desenvolveitaquera você confere a íntegra da entrevista coletiva realizada nesta terça-feira, 17 de março, pelo Governo do Estado, que traz mais detalhes da informação.

Trata-se de um homem, de 62 anos, que não tem histórico de viagem, e que estava internado em um hospital particular.

O paciente, que era hipertenso e tinha diabetes, de acordo com o coordenador do Centro de Contingência contra o Coronavírus em São Paulo, o médico David Uip, teve os sintomas iniciados no dia 10 de março.

“A internação na UTI ocorreu no dia 14 e o óbito no dia 16. Trata-se de uma evolução muita rápida, neste caso específico.”

Na mesma rede particular, ainda de acordo com as informações divulgadas, mais quatro óbitos estão sendo investigados para saber o agente causal. Ou seja, se foi em decorrência do Coronavírus ou não.

Já na rede pública, o óbito registrado no Hospital Municipal do Tatuapé teve como causa confirmada influenza, e não Coronavírus.

A região sudeste continua sendo a maior preocupação no momento. Ainda mais agora, com São Paulo tendo o primeiro óbito por Coronavírus através de transmissão comunitária, quando não há como identificar a origem do contágio.

O coordenador do Centro de Contingência contra o Coronavírus em SP, David Uip

MUDANÇAS

O impacto na vida cotidiana das pessoas já vem sendo sentida há alguns dias. O Shopping Metrô Itaquera informou, através de uma nota, que em virtude do avanço do Covid-19, a partir de quarta-feira (18/03), o empreendimento irá funcionar em horário reduzido, das 12h às 20h.

“A decisão de abertura dos locatários do empreendimento será flexibilizada e a decisão de cada uma das marcas respeitada.

O shopping reitera ainda que a iniciativa visa reduzir a circulação de pessoas sem, todavia, paralisar totalmente as atividades econômicas, em especial os serviços de utilidade pública em funcionamento, como bancos, farmácias, laboratórios e supermercados, por exemplo.

O Shopping Metrô Itaquera entende que tais medidas, somadas às ações preventivas, tais como novos pontos de álcool em gel, campanhas de conscientização e cuidados redobrados com a limpeza de áreas muito tocadas, como botões de elevador, corrimãos de escadas e escadas rolantes, balcões, mesas e bandeja, colaboram com os esforços de combate”.

SHOPPING ANÁLIA FRANCO

A Diretoria Regional Multiplan SP também informou que os shoppings da marca localizados no Estado de São Paulo irão operar de forma reduzida, já a partir do dia 17, até o dia 01/04.

Na Zona Leste, quem pertence ao grupo é o Shopping Anália Franco, que abrirá de segunda a domingo, das 12h às 20h.

RODÍZIO SUSPENSO

O prefeito Bruno Covas suspendeu o rodízio municipal para os carros, com o intuito de diminuir o fluxo de passageiros no transporte público. Esta é outra grande preocupação das autoridades e já há rumores de que em breve devem ser anunciadas novas medidas voltadas à mobilidade.

FICAR EM CASA

Também de olho no aumento no número de casos, o secretário estadual da Saúde, José Henrique Germann, pediu que as pessoas só saiam de casa em caso de extrema necessidade, e destacou que o “momento não é de pânico, mas de cautela”.

Sair da versão mobile