Oito passos de como lavar as mãos corretamente

Adquira o hábito de lavar as mãos com frequência e ajude a diminuir os riscos de contaminação

Adquira o hábito de lavar as mãos com frequência e ajude a diminuir os riscos de contaminação

Considerado uma pandemia, o Covid-19 tem mostrado para o mundo que com hábitos básicos de higiene, que já deveriam fazer parte da vida de todas as pessoas, a disseminação do vírus poderia ser menor. Para ajudar você neste momento tão importante, conheça nesta matéria oito passos de como lavar as mãos corretamente.

A aplicação das técnicas são extremamente importantes. E se a pessoa conseguir estender a massagem com sabão por 30 segundos, melhor ainda.

Sem vacina ou remédios que combatam o Coronavírus, a população precisa seguir as medidas restritivas das autoridades locais, que são embasadas pelo Ministério da Saúde, além de cada um fazer a sua parte, para que a doença não se alastre ainda mais. Como?

“Ao lavar bem as mãos com frequência e sempre que chegar da rua; evitando sair de casa e as aglomerações; não cumprimentando as pessoas tocando ou beijando; evitando levar as mãos no rosto; espirrar e tossir no antebraço e não nas mãos; evitando o uso de máscaras e idas aos hospitais sem apresentar os sintomas da doença; entre muitas outras ações”, explica o infectologista do São Cristóvão Saúde, o Dr. Jorge Garcia.

Parece básico, mas muitas pessoas não sabem lavar as mãos corretamente. “Para evitar o contágio, é preciso lavar as mãos frequentemente com água e sabonete, por pelo menos 20 segundos. Essa dica deve ser levada para vida, não só durante a pandemia. Se por algum motivo não tiver disponível, deve-se usar um desinfetante para as mãos à base de álcool”, explicou o infectologista.

Oito passos de como lavar as mãos corretamente segundo o especialista:

  1. Comece a lavagem com movimentos circulares dos dedos de uma mão na palma da outra.
  2. Entrelace as duas mãos para higienizar o dorso delas e, principalmente, a região entre os dedos.
  3. Repita o processo de dedos cruzados — agora com as palmas juntas.
  4. Para assear as unhas, deixe as mãos em forma de concha e faça movimentos verticais uma na outra, juntando-as em sentido oposto.
  5. Com a mão ainda em forma de concha, fechada, desenhe círculos na palma.
  6. Use água corrente para tirar o sabão (e as bactérias) de sua pele.
  7. Se possível, feche a torneira com um papel ou uma toalha para não se sujar de novo.
  8. Por fim, seque bem as mãos com uma toalha limpa ou um pedaço de papel.

Outras medidas preventivas importantes:

Sair da versão mobile