O infectologista David Uip, coordenador do Centro de Contingência para Coronavírus em São Paulo, fez exames nesta segunda-feira, dia 23, após sentir sintomas de gripe nesta manhã.
Segundo a secretaria estadual de Saúde, o médico acordou com sintomas de febre e tosse, realizou exames, e aguardará o resultado em isolamento, na sua casa.
“Estou muito bem. Sinto ainda um pouquinho de febre, de vez em quando tusso um pouquinho. Pode ser o coronavírus, ou qualquer outro. Por precaução, em cima daquilo que estamos falando, eu estou isolado. E se o exame for positivo, eu manterei a quarentena como qualquer outra pessoa. Se for negativo e eu estiver bem, voltaremos ao nosso trabalho. Mas estou muito bem, obrigado. Agradeço o carinho e a preocupação de todos.”
Até o momento são 1.841 casos no Brasil e São Paulo conta com mais de 600. O número de óbitos subiu para 34 e 61 pessoas seguem na UTI. “A curva tem um crescimento de 33% ao dia em diversos países. Não sabemos ainda quando será o nosso ápice e quanto tempo ele irá demorar para acontecer”, destacou o secretário estadual da Saúde, José Henrique Germann.
O Estado também irá reforçar os testes e mais kits serão oferecidos através do Rede Corona de Teste, a partir do dia 25 de março. “Contaremos com o apoio de 17 laboratórios e do Instituto do Butantã. Também teremos cinco centros de triagens”, destacou o governador João Doria.
Na Zona Leste o centro terá como endereço o Hospital Geral de Guaianases, que está localizado na Rua Otelo Augusto Ribeiro, 899.
São Paulo ainda conseguiu R$ 96 milhões de recursos através de empresas privadas, para destinar a investimentos em Saúde, assim como o adiamento do pagamento da dívida do Estado com o Tesouro Nacional.