“A gente deve começar a fazer bloqueios definitivos em algumas vias da cidade a partir da segunda-feira e também, se for o caso, rever essa lista de comércio essencial na cidade de São Paulo. Mas até o dia 8 de maio vamos ver se é o caso de prorrogar a quarentena do jeito que está, flexibilizar ou tornar mais rígida a circulação de pessoas”, falou Bruno Covas em entrevista à GloboNews.
Bruno Covas, anunciou nesta quinta-feira (30) que a prefeitura realizará bloqueios definitivos de trânsito em avenidas a partir de segunda-feira (4). A ação já havia sido adotada nesta semana, mas apenas de forma educativa. Na ocasião, duas faixas da Radial Leste foram bloqueadas pela CET, provocando trânsito lento na região. A ideia é fazer com que esses bloqueios educativos se tornem definitivos a partir de segunda.
O prefeito disse também que pode rever a lista de comércios essenciais que podem funcionar apesar da quarentena. Hoje, a lista inclui supermercados e materiais de construção, entre outros estabelecimentos.
As medidas têm como objetivo aumentar a taxa de isolamento social no município, que está em 48%.
Itaquera, Butantã, Grajaú e Santana são áreas com a maior circulação de pessoas durante quarentena em SP, diz IPT.
O secretário municipal da Saúde disse que a capital não vai parar o isolamento social no dia 11 de maio. “Já há uma decisão tomada. Nós não temos como, na capital é absolutamente impossível isso. Ao contrário, nós estamos começando uma discussão para fortalecer algumas medidas para que a taxa de isolamento”, comentou Edson Aparecido.