No contexto da administração moderna, por ser um setor estratégico para o desenvolvimento das empresas, o Recursos Humanos precisa planejar sua atuação com bastante antecedência, inclusive traçando planos de contingência.
Mas a situação inédita de pandemia e o isolamento social criou um cenário completamente novo, exigindo novas práticas, soluções para necessidades nunca previstas antes e uma forte atuação para manter empresas e funcionários conectados durante a atuação remota.
Em específico, um dos desafios da área é manter funcionários motivados e comprometidos com seu desenvolvimento, tanto profissional quanto pessoal, já que o momento exige bastante equilíbrio emocional diante da solidão forçada, da criação de uma nova rotina, de uma nova forma de trabalhar etc.
Neste momento, algumas boas práticas podem funcionar, como, por exemplo: proporcionar atividades remotas, cursos online, bate-papos em equipe, ações para promover saúde (física e mental) e conteúdos de caráter motivador.
Claro que as empresas têm realidades diferentes entre si, inclusive financeiras, e as ações devem ser dimensionadas conforme esta realidade, mas sempre é possível fazer alguma coisa para demonstrar ao funcionário o quanto ele é importante como indivíduo e para a continuidade das atividades da empresa. Por isso o seu desenvolvimento não pode parar.
Entretanto, independentemente da grandiosidade das ações, em um momento de incertezas como este, é importante que haja uma comunicação honesta e transparente para com o funcionário, pois com a crise financeira é quase certo que haja a necessidade de redução de salários e benefícios, ou até mesmo a diminuição do quadro de funcionários. Então, se todo o trajeto for realizado com respeito e transparência, talvez este último passo seja menos dolorido para ambas as partes.