Quem está realmente disposto a assumir um compromisso com Itaquera

As escolhas desta vez serão para prefeitos e vice-prefeitos, bem como para os cargos de vereadores

As escolhas desta vez serão para prefeitos e vice-prefeitos, bem como para os cargos de vereadores

Ajuda na solução dos seus problemas? Candidatos: agora é a hora! Não há mais tempo a perder. Ou os distritos da nossa região avançam ou a cada ano os problemas se tornarão mais complexos. Exemplo se vê com a pandemia de Covid-19 com a falta não apenas de hospitais, mas de equipes para tender a população. Com funcionários afastados e até mesmo remanejados, muitas pessoas não conseguiram dar prosseguimento aos seus tratamentos. Tem ainda questões relacionadas ao trânsito e de infraestrutura básica, com a manutenção de galerias, córregos, deslizamentos de margens e de espaços subutilizados pela Prefeitura que acabam virando pontos viciados para o descarte de lixo e entulho. Entre muitos outros problema. Confira algumas das principais demandas que há anos esperam por iniciativas governamentais.

 

ENCHENTES: E OS PISCINÕES?

As enchentes não dão trégua em vários pontos dos distritos. Um problema recorrente e que se estende há decadas sem solução definitiva. Entre os endereços, a região central de Itaquera sofre quando há chuva forte. O bairro precisa de projetos específicos que ajudem comerciantes e moradores a não terem mais prejuízos financeiros e emocionais cada vez que ocorrer uma enchente. O prejuizo vai além, quando os proprietários deixam de fazer a manutenção de seus imóveis e empresários não investem dinheiro, que poderia ajudar na geração de emprego e estimular o comércio local, atrasando diretamente no desenvolvimento do bairro. Então, você que é candidato, qual a melhor solução? Construir piscinões, barreiras de contenção, expandir a rede fluvial. O que você pode propor ao seu eleitor?

DA SEDE PRÓPRIA PARA O ALUGUEL

 

O Núcleo de Desenvolvimento de Itaquera (NDI) e a Câmara de Dirigentes Lojistas de Itaquera (CDLI) estão em cima para que o atendimento da Subprefeitura de Itaquera retorne ao seu antigo endereço: a Rua Gregório Ramalho. O prédio era da administração municipal, mas foi transferido para a Secretaria Municipal da Cultura, para uma grande obra que acabou sendo embargada através de Ação Judicial com demolição. Ou seja: um elefante branco que ninguém chega a uma decisão. Segundo as Entidades, o que se gasta atualmente com aluguel poderia facilmente ser investido em uma obra, ajudar na revitalização do centro de Itaquera e a centralizar todos os setores em um prédio só. Até a biblioteca poderia estar nesta estrutura. E teria espaço para solucionar até a falta de vagas para carros com a construção de um estacionamento no local, com dois subsolos. Quase um quarteirão na área central de Itaquera mais valorizada porém abandonada.

 

NOVO FÓRUM:  FALTA VONTADE?

O Fórum de Itaquera precisa com urgência de um prédio que atenda as suas necessidades estruturais básicas e também ofereça funcionalidade e conforto aos profissionais que lá trabalham, aos advogados e as pessoas que buscam pelos seus serviços. Pensando nisso, há alguns anos atrás, o Núcleo de Desenvolvimento de Itaquera (NDI), a OAB Itaquera e outras lideranças locais, encabeçaram uma campanha e conseguiram a doação, por parte da Prefeitura, ao Governo do Estado, do terreno em frente à Fatec/Etec Itaquera e da estação de Metrô Corinthians-Itaquera, para a construção do tão necessário novo Fórum. Entretanto, cabe ainda à Prefeitura finalizar o processo da doação para que o Governo do Estado possa assumir o terreno formalmente e dar início aos trâmites para a construção das instalações. As perguntas que todos fazem são as seguintes: não caberia a união entre os governos municipal e estadual para resolver de vez a transferência? Uma conversa entre Governador e o Prefeito não poderia ser intermediado por Entidades e pela Subprefeitura de Itaquera?

 

PROPAGANDA IRREGULAR: SEM FISCALIZAÇÃO

A própria Prefeitura em seu site pede para que as pessoas denunciem através do 156. Entretanto, Do outro lado, as Subprefeituras dizem que contam com profissionais para tirar as principais dúvidas da população sobre o assunto. Entretanto, o que se vê nas ruas são muitos locais com propagandas afixadas do tipo lambe-lambe. Segundo a administração regional, os agentes vistores da Supervisão de Fiscalização, quando conseguem localizar o endereço, que normalmente não consta nos planfletos colocados nos postes, lavram a multa. Mas será que através dos telefones divulgados não dá para chegar no infrator?

 

LINHAS DE ÔNIBUS

Também chegou à redação a reclamação de que a região não conta mais com grande parte das linhas de ônibus de que dispunha em anos anteriores. No Conjunto José Bonifácio, por exemplo, moradores falaram da retirada de linhas importantes para bairros vizinhos, assim como a diminuição de linhas para o Terminal Corinthians-Itaquera. Na Rua Jardim Tamoio, não tem mais ônibus para o Terminal Carrão, Metrô Belém para Santo André. E na Rua Bartolomeu Ferrari não há mais ônibus para o Metrô Tatuapé e ao bairro da Penha. Outra reivindicação é a criação de uma linha circular entre as estações do Metrô Itaquera e Dom Bosco, passando pelo centro de Itaquera, com o objetivo oferecer acesso fácilao comércio da região.

 

PARADAS DE ÔNIBUS ANTIGAS

O novo mobiliário urbano da cidade extingue os pontos de madeira. Agora os totens são na cor marrom e de aço, e os abrigos envidraçados com bancos e acessibilidade. Mas em Itaquera, muitos endereços não têm o novo totem, muito menos o novo modelo de abrigo. Será que há alguma restrição quanto ao bairro? Por que este mobiliário está incompleto na região? A Rua Professor Hasegawa, acesso a uma zona industrial da região, onde diversos trabalhadores a utilizam para se locomover ao serviço, está entre os logradouros onde menos se vê o novo mobiliário. As pessoas esperam a condução sem nenhuma proteção em dias de chuva e sol fortes. Esta é mais uma questão que merece atenção da Prefeitura no sentido de comunicar a secretaria responsável e, desta forma, oferecer mais conforto aos itaquerenses. As Entidades NDI e CDLI vêm trabalhando também nesta questão.

 

OBRA pela metade

Os corredores de ônibus Líder e Itaquera são reflexo da falta de planejamento quanto à sua realização. Ao longo deste processo foram feitos e refeitos diversos pontos do percurso, um descaso com dinheiro público. Sem os repasses de verbas do PAC (Governo Federal) o que se vê ao longo dessas ligações é um misto de abandono com falta de zeladoria. Há muito mato, entulho e placas deterioradas. Lembrando que são obras previstas para a Copa de 2014 e que até agora não foram finalizadas.

 

 

SISTEMA DE SAÚDE DOENTE

A pandemia por Coronavírus só reforçou o que todo mundo já sabe: a falta de investimento durante anos na construção de novos hospitais, principalmente nas regiões mais periféricas de São Paulo. Daí a corrida pela compra de equipamentos, criação de UTIs e hospitais de campanha.
Pelo cenário atual, obras que se arrastavam para saírem do papel vão demorar ainda mais. No bairro de Ermelino Matarazzo. O prédio que abrigou o Hospital Menino Jesus, uma unidade privada que funcionou até a década de 90, no ano de 2014 foi desativada e adquirida pela Prefeitura, para ser transformada em um novo hospital. Mas, até hoje, os moradores seguem no aguardo do início das obras.
Resultado: a população carente é a que mais sofre com a falta de leitos. Nas Unidades de Saúde, pacientes relataram a falta de continuidade de vários tratamentos por conta da pandemia e nem imaginam quando as consultas serão remarcadas. Até mesmo a realização de exames foi prejudicada.
Outro importante hospital que está à espera de reformas é o Planalto.
A reportagem chegou a encaminhar algumas perguntas à Secretaria Municipal da Saúde referentes a atendimento, ao possível fechamento de algumas AMAs e da diminuição do serviço de radiologia. Mas, até o fechamento desta edição, nenhuma resposta foi encaminhada. Novamente a demora na comunicação determina o ritmo de desenvolvimento de Itaquera.

 

As cinco prioridades para Itaquera mencionadas pelo presidente das
Entidades são as seguintes:

 

1 – A construção da sede da Subprefeitura de Itaquera em seu antigo endereço, no centro do bairro, na Rua Gregório Ramalho, onde era antigamente, para impulsionar o crescimento do comércio do bairro.

2 – A construção de dois piscinões em Itaquera, para conter o problema das enchentes, pois todos os anos ruas importantes da região central são tomadas pelas águas após fortes e intensas chuvas.

3 – A conclusão do sistema viário binário, entre a Rua Tomazzo Ferrara e a Avenida Aricanduva, para ajudar no crescimento da produção da região, por oferecer novas rotas de circulação.

4 – Manter um funcionário da Prefeitura, na Subprefeitura de Itaquera, para esclarecer e orientar os empresários interessados nos incentivos fiscais existentes na região.

5 – Construir o novo fórum para Itaquera. O projeto antigo que aguarda que foi liderado pelo Núcleo de Desenvolvimento de Itaquera (NDI), a OAB Itaquera e outras lideranças locais se perdeu ao longo do tempo. A campanha havia conseguiu a doação por parte da Prefeitura, ao Governo do Estado de terreno em frente a Estação de Metrô Corinthians-Itaquera, mas até agora nada aconteceu.

Sair da versão mobile