Em março a Covid-19 chegou ao Brasil e mesmo já presente em outros países, havia uma insegurança muito grande quanto aos efeitos da doença nos diversos segmentos do país, principalmente no setor de saúde.
Quando o primeiro caso da doença foi confirmado no Brasil, o Grupo São Cristóvão iniciou os preparos para o combate à Covid-19, criando um comitê de Crise dedicado ao assunto. De acordo com o CEO do São Cristóvão Saúde, o Engº Valdir Ventura, o primeiro passo foi estabelecer um plano de ação com base em modelos estatísticos que auxiliaram nas previsões de internações de pacientes com a doença.
“Consideramos nesta análise características epidemiológicas dos nossos beneficiários, como idade, comorbidades e riscos de internação. Diariamente monitoramos o número de pacientes atendidos em nosso pronto-socorro com Covid ou não, bem como a conversão de internações e altas. Outra decisão muito importante que tomamos foi a de agir com transparência e respeito com os nossos beneficiários, colaboradores e comunidade em geral. Diariamente divulgamos em nossas redes sociais esses números e balanços para que todos acompanhem os trabalhos do grupo no combate à doença”, explica Valdir Ventura.
ATENDIMENTO EXCLUSIVO
Para não colocar pacientes saudáveis em risco, foi criado de imediato um pronto-socorro para o atendimento exclusivo de suspeitos ou contaminados pelo novo Coronavírus, bem como andares destinados apenas para pacientes infectados.
Em paralelo, o grupo adequou a infraestrutura do seu hospital, ajustou os fluxos de atendimento, e realizou a aquisição de equipamentos hospitalares importantes para o combate e tratamento da Covid-19, como respiradores, monitores cardíacos e desenvolvimento de protocolos terapêuticos.
“Devido ao cenário de escassez dos recursos hospitalares no mercado, rapidamente planejamos a aquisição de insumos considerando margem de segurança e análises concisas de dados de estoque em tempo real, além da revisão de manejo de estoque. Expandimos nosso portfólio de fornecedores e ampliamos o espaço físico para armazenamento dos insumos comprados. Diariamente a equipe de Segurança do Trabalho tem o objetivo de aumentar a adesão ao uso dos EPIs (Equipamento de proteção individual) e garantir a técnica segura na paramentação e desparamentação para os profissionais do grupo”, diz o CEO Valdir Ventura.
“Para que a nossa estratégia macro dê certo, o Grupo de Gestão de Crise desenvolve alinhamentos importantes todos os dias. Em seguida, os gestores desdobram as ações para os coordenadores que replicam através de treinamentos para as equipes especializadas no atendimento ao paciente com Covid-19. Nosso time de especialistas médicos implementam as melhores práticas e toda equipe multidisciplinar executa e monitora os resultados terapêuticos. A área de Qualidade e Processos desenvolve documentos formalizando todas as práticas voltadas para o atendimento do paciente com Covid-19 e disponibiliza as diretrizes para toda força de trabalho via Intranet da empresa”, reforça o CEO.
ATENDIMENTO
O grupo criou também um site e um canal de atendimento para seus beneficiários com informações e orientações de saúde sobre o novo Coronavírus.
“Usamos a tecnologia a favor do nosso beneficiário com a telemedicina e o teleatendimento como estratégia de segurança e qualidade em saúde com busca ativa de beneficiários de maior risco e monitoramento de pacientes pós-alta. Para minimizar o distanciamento dos familiares dos nossos pacientes, estruturamos o “boletim médico família”, que por meio de videoconferência os médicos se comunicam com os familiares dos pacientes, passando todo o prontuário e avanços obtidos. Nos casos já recuperados do estado crítico, um psicólogo realiza chamada de vídeo na UTI com pacientes e familiares”, observa Valdir Ventura.
Quanto aos colaboradores, todos que fazem parte do grupo de risco foram afastados por precaução, sem demissões ou redução de salário. E para os que seguem trabalhando normalmente, o São Cristóvão Saúde adquiriu dois túneis de desinfecção que garantem diariamente a segurança na entrada e saída da empresa.
Também foram fornecidas máscaras de proteção, além da implantação da triagem para checar temperatura e reconhecimento de sintomas, que garante de forma precoce o diagnóstico do novo Coronavírus.
“Outro foco prioritário foi a saúde emocional dos funcionários do grupo. Criamos o Espaço Renovar, específico para acolhimento, e disponibilizamos psicólogos especializados para atender a todos que necessitem. Complementamos com a criação de um site destinado aos colaboradores com informações, orientações e transparência de dados”, finaliza o CEO do Grupo São Cristóvão Saúde, Valdir Ventura.