Sentar errado prejudica a coluna

Pesquisa aponta que cerca de 40% dos paulistas sofrem de dor na coluna desde o início da pandemia

Uma pesquisa feita pela Internet com mais de 11 mil paulistas por cientistas da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), e medida com base nos indicadores da Pesquisa Nacional de Amostra por Domicílios (PNAD, 2019) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), apontou que 26,5% dos participantes tiveram uma piora na saúde após o início da pandemia. Além disso, cerca de 40% disseram sofrer de dores na coluna e 56,6% dos que já tinham algum problema crônico nesse sentido relataram que a dor aumentou.

Como aponta o estudo, há tantos meses em home office, as dores começam a aparecer ou intensificaram, principalmente na coluna. Essas dores podem deixar as pessoas ainda mais cansadas, além do estresse e ansiedade que vieram junto com a pandemia para muitos. Para que essas dores não persistam, o ortopedista do São Cristóvão Saúde, Dr. Marcelo Bonadio, dá dicas para preservar a sua coluna durante o período do isolamento social.

Para começar, não trabalhe da cama ou sofá. As pessoas trabalham cerca de 8h por dia e ficar em uma posição inadequada por um longo período pode gerar dores intensas. O ideal é trabalhar em uma mesa e cadeira confortáveis. “Deve-se sentar em uma altura que os pés fiquem totalmente apoiados no chão e evitar ficar com as pernas cruzadas. Os antebraços devem ficar apoiados em cima da mesa e a coluna sempre ereta e apoiada no encosto da cadeira, além disso, se policie para arrumar a sua postura sempre que perceber que está torta”, diz o Bonadio.

Outra dica importante é a altura do monitor. “Olhe para o horizonte. O monitor deve estar nessa altura da sua linha visual. Assim você não força ombros e pescoço olhando para baixo. Evite também inclinar o pescoço, aproximando a cabeça do peito, para não gerar tensões nos ombros e nas costas.”

As pausas são essenciais, seja para a coluna, circulação ou espairecer. “Pausas são importantes para a movimentação da coluna, ativação muscular e para evitar posturas inadequadas por longos períodos. Para identificar se está com a postura irregular, preste atenção na presença de dor em curtos períodos durante o trabalho”, finaliza o especialista.

Sair da versão mobile