E-commerce em tempos de pandemia

Por Daniel R. S. F. Varela – Docente do Senac Itaquera

Passados quase dois meses da retomada da economia, baseada na reabertura do comércio de rua, shoppings e, consequentemente, no aumento no fluxo de pessoas transitando nestes locais, a questão que fica é: ainda estão sendo realizadas de forma correta as medidas de prevenção e controle da pandemia nesses espaços comerciais

Essa reflexão serve tanto para comerciantes, quanto para clientes, que ao se acostumarem com o “novo normal”, têm diminuído a rigidez de seus comportamentos para a prevenção, apresentando posturas contrárias aos protocolos obrigatórios de saúde. Por isso, hoje gostaríamos de reforçar algumas medidas essenciais e das quais não podemos abrir mão. O vírus SARS-CoV-2, o Coronavírus, apresenta alta resistência mesmo fora do corpo humano, podendo resistir horas ou até dias, dependendo da superfície que ele encontra. Entre elas estão as mais comuns em ambientes comerciais, como o metal e o plástico, nos quais o vírus sobrevive por 5 e 9 dias, respectivamente.

Sabendo disso, continuar com as medidas obrigatórias de prevenção e higienização constantes são essenciais: aplique álcool 70% para higienizar as superfícies de contato (piso, prateleiras, vitrines, máquinas de pagamento com cartões), disponibilize álcool em gel para clientes e funcionários higienizarem suas mãos, posicione tapetes sanitizantes na entrada de seu comércio, diminua as oportunidades para manipulação de produtos aleatoriamente, e sempre cobre o uso da máscara por todos.

A ameaça ainda é real. O vírus continua em circulação e cabe a cada um de nós tomar as atitudes corretas para diminuir as possibilidades de contaminação.

O professor Daniel Varela
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