Aniversário de Itaquera

Destaque às entidades de classe e organizações sociais, fundamentais ao seu desenvolvimento. Por Eduardo Correa da Silva – presidente da OAB Itaquera

Bairro de Itaquera, que completa 334 anos em novembro

Bairro de Itaquera, que completa 334 anos em novembro

Recebi honrado o convite para escrever esse singelo artigo ao Jornal Desenvolve Itaquera, na edição especial de aniversário do nosso bairro.

É notória a importância das entidades de classe para o desenvolvimento social, empresarial e econômico de Itaquera. A sociedade, quando se organiza e se personifica através de entidades e organizações sociais, além de se fortalecer, tem condições de contribuir direta e indiretamente, com o progresso econômico e social do bairro.

A Câmara de Dirigentes Lojistas de Itaquera – CDL Itaquera é um dos exemplos. Fundada em setembro de 1975, com a proposta central de representar e desenvolver o comércio local, tem atuação emblemática, já que também contribui ativamente como representante legítima dos cidadãos, frente ao Poder Público.

Outro exemplo é a Associação das Indústrias da Região de Itaquera – AIRI, fundada em novembro de 1979, com o propósito de promover o desenvolvimento industrial da Zona Leste, em especial, do bairro de Itaquera. Sem dúvida, suas conquistas ensejaram um cenário de segurança jurídica suficiente, para a atração de empresas, gerando, assim, emprego e renda à população local.

Já no contexto de incentivo ao esporte, à cultura e ao lazer, não podemos deixar de mencionar a importância da Associação Cristã de Moços de São Paulo – ACM Itaquera, fundada em março de 1977. Hoje ela possui mais de 2.700 associados e atende a mais de 500 beneficiários dos programas socioassistenciais, que participam de atividades físicas e culturais, gratuitamente.

Destacamos a espetacular Obra Social Dom Bosco Itaquera, fundada e dirigida pelo Padre Rosalvino Morán Viñayo, figura fundamental para o desenvolvimento social do bairro. Fundada em maio de 1981, tem como objetivo central a formação integral da criança, do adolescente, do jovem, do adulto, do idoso e das famílias, buscando a educação à fé e à cidadania.

Registremos, também, a importância dos Conselhos Comunitários de Segurança – Consegs locais – que têm como objetivo precípuo integrar a comunidade com as autoridades policiais, com ações que resultem na melhoria da qualidade de vida da população. Destaco a excepcional atuação dos membros e dirigentes dos Consegs de Itaquera, José Bonifácio, AE Carvalho, Parque do Carmo, Artur Alvim, Aricanduva, Cidade Tiradentes e São Mateus.

Importante mencionar o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – Sebrae Itaquera, entidade privada que promove a competitividade e o desenvolvimento sustentável dos empreendimentos de micro e pequenas empresas, com grande afinco, prestando consultoria, apoio e difundindo conhecimento aos empresários.

Não nos esqueçamos de tantas outras entidades, organizações sociais e líderes comunitários, que também contribuem de maneira firme e corajosa para melhorar a vida das pessoas que vivem em Itaquera.

À frente da OAB Itaquera, contando com a participação efetiva de todas as lideranças nomeadas da nossa entidade, temos tido a oportunidade de dialogar e trabalhar de mãos dadas com todas as entidades mencionadas, oferecendo nossa representatividade e disposição na defesa dos direitos de cidadania.

Agradeço o convite que nos foi fraqueado, o que o faço em nome de todos os colegas, advogadas e advogados inscritos na OAB Itaquera, e aproveito para, em nome da advocacia, parabenizar o bairro de Itaquera, por seus 334 anos!

“O Futuro de Itaquera é Agora”.

Eduardo Correia da Silva – presidente da OAB Itaquera
Sair da versão mobile