Em nossa cultura, crescemos ouvindo alguns jargões que chegam a ser atemporais, ultrapassando gerações. Entre os mais conhecidos podemos citar o famoso “tino para os negócios” ou o “tino comercial”. De certa forma isso pode ser uma verdade, mas não a única verdade.
Sabe por quê? Como seres humanos, somos dotados de inteligência e capacidade de aprendizado, o que nos permite desenvolver competências ao longo da vida, adquiridas pela experiência ou através do conhecimento formal. Traduzindo para uma linguagem simples: aprender x colocar em prática.
É sabido, estatisticamente, que 80% dos brasileiros possuem o perfil executor, ou seja, saímos fazendo, sem nos preocupar ou nos preparar para lidar com possíveis obstáculos que podem surgir no meio do caminho. E quando se trata de vendas, não é diferente.
Considerando principalmente o cenário atual que o mundo enfrenta, criado pela pandemia do Corona Vírus, e permeado pelas mudanças ocasionadas no comportamento do consumidor, é a sua preparação para agir com a visão sistêmica (de cima) e planejamento que contribuirão para a sustentabilidade do negócio.
Nesse artigo, quero contribuir para uma auto reflexão e apontar alguns caminhos que podem servir como norteadores para o início do seu planejamento de vendas:
– atitudes tornam possibilidades mais produtivas. Analisando cenários problemáticos, como por exemplo a economia, conseguimos construir e avaliar melhor nossas ações;
– agilidade, eficiência e rapidez contribuem para a construção de situações desejáveis. Com que frequência você tem revisto seus processos internos? Você reúne sua equipe para contribuir com as estratégias da empresa?
– estratégias nos permitem avançar e identificar onde depositar as nossas energias. O estrategista não sabe muitas vezes o resultado, mas se prepara para negociar;
– prática constante, treinamento e monitoramento, permitem o ajuste das rotas.
Entender do negócio e conhecer o cliente, são vantagens enormes que contam muito na elaboração de planejamento de vendas, uma vez que permitem:
– identificar sazonalidades do produto ou serviço, se antecipando nas negociações, compras, divulgação e etc.;
– criação de um calendário promocional de vendas, considerando as datas comemorativas, com possibilidade de aumento de ticket médio;
– mensurar o tempo e o número de pessoas envolvidas em cada processo;
– desenhar um plano para aumento de capilaridade e visibilidade;
– implementar inovações, seja no produto, canais de venda e relacionamento com o cliente.
É através do planejamento de vendas e monitoramento sistemático que a empresa desenvolverá instrumentos que contribuirão para sua sustentabilidade e permanência no mercado. E, sem dúvida, profissionalismo, criatividade e comprometimento farão diferença em todo processo.