A escola é o local onde passamos grande parte da nossa infância e juventude. Naturalmente ela se tornou um núcleo de aprendizado para a vida em todos os seus aspectos e não só para aquisição de conhecimentos técnicos. Em momentos de crise como na pandemia, o ambiente escolar reforçou o seu caráter de canal de comunicação para promover conscientização e sensibilização sobre diversas questões sociais.
Assim, através dos alunos, que por sua vez são impactados pelo corpo docente, a escola tem sido importante na disseminação de informações corretas para toda a população (combatendo assim as fake news). Além disso também age na mobilização para campanhas de solidariedade devido seu poder de alcance e atuação na comunidade onde está instalada. Sempre seguindo sua missão de educar e nestes casos pelo exemplo, não dentro de uma sala de aula.
Por isso, além de todos os protocolos de saúde e segurança, reforçados a cada encontro presencial, a escola também precisa estar atenta a forma como se comunica com os seus públicos. Entre eles, alunos, pais e sociedade. Seja em um comunicado, cartaz ou em uma simples conversa, o conteúdo dessas trocas precisam ser mais que informativos, eles precisam ser educativos também. Para isso, precisamos utilizar, principalmente nos tempos atuais, o tom acolhedor e a transparência. Assim, todos realmente entenderão o objetivo e importância da mensagem passada.
Comunicar bem – de forma clara, simples e acessível – pode ser a diferença entre conseguir ou não o engajamento de quem interage dentro do ambiente escolar. Pode ser a diferença para evitar o medo, maiores contaminações pela COVID-19, evasão escolar e até sofrimento psicológico. É a arte de acolher com palavras, que deve ser incentivada e ensinada a todos os funcionários para que estes sejam multiplicadores.