O projeto PrEP na Rua estará neste sábado, dia 14 de agosto, das 14 às 17 horas, no Parque do Carmo (próximo ao portão 1), com uma equipe da Coordenadoria de IST/Aids da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), para atender as pessoas que quiserem iniciar o uso da Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) HIV. Além deste serviço, a população poderá realizar testes rápidos para HIV e retirar camisinhas, gel lubrificante e kits de autoteste para HIV.
O Projeto PrEP na Rua busca expandir o acesso dessa outra forma de prevenção ao HIV, especialmente para os segmentos mais vulneráveis da população. A PrEP consiste no uso contínuo de medicamentos antirretrovirais (na forma de um comprimido por dia), de modo que, caso haja exposição ao vírus, a pessoa já esteja protegida.
“Essa será nossa terceira edição do projeto PrEP na Rua e estamos muito animados com os resultados. Conseguimos divulgar essa tecnologia de prevenção, ainda não tão conhecida, e já iniciar o processo para pessoas que, por vezes, tenham dificuldade em acessar as unidades de saúde”, comenta Cristina Abbate, coordenadora da Coordenadoria de IST/Aids.
SOBRE O PROJETO
O PrEP na Rua é uma experiência única na América Latina que oferece a profilaxia fora de uma unidade de saúde. O projeto foi lançado no dia 27 de junho em uma ação no Elevado Presidente João Goulart (Minhocão). Na ocasião, 114 pessoas iniciaram a PrEP. Dados consolidados pela SMS, em 6 de agosto, apontam que 13.304 pessoas iniciaram a PrEP em serviços municipais de saúde.
Esse número representa quase um terço de todos os cadastros do país. Para Cristina Abbate, “a PrEP é uma das explicações para a queda no número de novas infecções de HIV na cidade de São Paulo nos últimos três anos”. Uma quarta edição já está marcada para domingo, dia 29 de agosto, novamente no Minhocão.
Como a pessoa pode começar a PrEP
A pessoa interessada em receber a PrEP será acolhida por um profissional de saúde, para avaliação da sua elegibilidade para a profilaxia. Será feito um teste rápido para HIV e outro teste de medição de creatinina (um indicador de possíveis problemas renais). Se não houver impedimentos, a pessoa já sai com o medicamento. Após 25 dias, ela deve se dirigir a uma unidade da Rede Municipal Especializada (RME) em IST/Aids de sua escolha para dar continuidade ao método de prevenção.
A PrEP está disponível no SUS desde janeiro de 2018. Tem como público prioritário pessoas em situação de maior vulnerabilidade ao HIV, o que inclui alguns segmentos sociais, como gays e outros homens que fazem sexo com homens (HSH), profissionais do sexo, homens e mulheres trans, travestis e casais sorodiferentes, quando um tem HIV e o outro não.
O resultado do teste rápido, tanto para pessoas que buscam a PrEP como para quem apenas desejar realizar o teste para HIV, é dado por um profissional da saúde em local isolado. Em caso de teste reagente, é realizado um segundo exame. Se confirmado o resultado, a pessoa é orientada a buscar uma unidade de saúde especializada em IST/Aids.
A equipe que realiza ação extramuros faz o acompanhamento até que a pessoa seja acolhida na unidade mais conveniente para o início do tratamento. Em caso de alteração na taxa de creatinina, a pessoa será encaminhada para uma Unidade Básica de Saúde.
Na capital paulista, a PrEP está disponível nas 26 unidades da RME em IST/Aids. Pessoas trans e travestis que fazem hormonização em um dos serviços municipais de referência também podem ter acesso à profilaxia na unidade em que já são acompanhadas.
Sobre o Autoteste para HIV
O Autoteste para HIV está disponível na RME em IST/Aids, nas unidades municipais de saúde que são referência para hormonização de pessoas trans e em organizações parceiras da Secretaria Municipal da Saúde.
Com o kit, o teste pode ser realizado pelo próprio indivíduo com coleta de fluido oral. O resultado sai de 20 a 30 minutos. Essa nova tecnologia se soma à estratégia de prevenção combinada, ampliando a testagem para o HIV, e dando maior autonomia e privacidade para a população. Em caso positivo, a pessoa tem atendimento prioritário em qualquer unidade da RME.
SERVIÇO
Onde: Parque do Carmo, próximo ao portão 1, na Avenida Afonso de Sampaio e Sousa, 951.