Como aplicar a inteligência emocional nos negócios

Por Cintia Martins - Com 27 anos de carreira, é Consultora de Negócios no Sebrae-SP, com o título de Especialista em Administração e Planejamento, Gestão de Pessoas e Empreendedorismo. Além de Especialista Emocional, Coach, Consteladora e Professora, é Coautora no Livro Quais de Mim Você Procura Mulheres na Educação

Cintia Martins - Com 27 anos de carreira, é Consultora de Negócios no Sebrae-SP

Cintia Martins - Com 27 anos de carreira, é Consultora de Negócios no Sebrae-SP

Você sabia que o Quociente Emocional (QE) – cada vez mais é observado e solicitado no mundo dos negócios? Independente do tamanho das empresas, essa é uma competência que se tornou essencial, principalmente nos dias atuais, que são permeados por mudanças e necessidade constante adaptabilidade. Estudos comprovam que, de todas as competências consideradas como essenciais para alta performance, 67% estão relacionadas à Inteligência Emocional (Fonte: Brington School of Business & Management).

Diariamente somos bombardeados por um volume imenso de informações. Mas como processar cada uma delas? Como transformá-las em resultados para os negócios? Aqui é importante compreender que a Era da Informação já se tornou obsoleta. Antigamente, aqueles que detinham a informação, detinham certo poder, se destacavam no mercado, tinham um lugar garantido nas empresas e no mundo dos negócios.

Atualmente, vivemos a Era da Emoção. Ou seja, não basta somente ter o conhecimento, ter a formação e a experiência, é imprescindível ter a capacidade de utilizar tudo isso ao máximo, relacionando-se bem em todas as esferas (dentro e fora da empresa), utilizando as informações associadas ao gerenciamento de emoções, para então gerar lucro, encantamento dos clientes e motivação de todos os envolvidos no processo.

Acredito que a próxima pergunta é: como posso fazer isso de forma simples e prática no dia-a-dia? Aqui não existe receita pronta, existe a importância da compreensão, empatia, autoconhecimento e alguns ingredientes que podem te ajudar a construir essa jornada. Abaixo, apresentarei alguns deles:

– Compreensão do conceito de Inteligência Emocional – habilidade de estar ciente e gerenciar uma determinada emoção; habilidade de estar ciente e compreender a emoção dos outros; habilidade de identificar para os outros caminhos eficazes, tanto pessoalmente quanto profissionalmente, para adaptação em uma diversidade de contexto e regras, papéis ou função (Fonte: SBIE – Sociedade Brasileira de Inteligência Emocional). A forma como você se relaciona com cada emoção traduz as suas reações e forma como conduz equipes, situações, tomada de decisões;

– Comunicação Assertiva – capacidade de comunicar-se de forma clara e direta, aberta e adequada, transmitindo ao outro exatamente o pensamento e o sentimento, exercendo seus direitos e autoridade sem negar o direito dos demais envolvidos. Você pode se aprofundar nesse tema, estudando um pouco mais sobre CNV – Comunicação Não Violenta, que propõe um novo olhar sobre a maneira como nos relacionamos com o outro, com o mundo e principalmente com nós mesmos;

– Flexibilidade – quando pensamos em pessoas e equipes de trabalho, não existem verdades absolutas. É preciso ser flexível, compreender que existem pensamentos diferentes dos seus e ser capaz de avaliar opiniões que divergem, deixando de fora o pré-conceito;

– Diversidade e trabalho em equipe – é essencial compreender que as equipes trabalham como um time, cada integrante assume diferentes papéis para que a engrenagem empresa funcione e cumpra seu propósito. É a união da diversidade, onde uns planejam e outros executam, onde uns são mais racionais e outros mais intuitivos, onde uns são mais sonhadores e outros mais realistas, que formam equipes de alta performance, resultando em crescimento e lucro para as empresas;

– Liderança – existem diversos conceitos sobre o tema, várias linhas de pensamento. Aqui quero deixar algumas reflexões, para que você reflita: como está o seu poder de influência e persuasão junto à sua equipe? Você tem atraído seguidores? Alcançado resultados? Dedicado tempo para pensar sistemicamente e fornecer feedbacks constantes? Independente das suas respostas, lembre-se: não existe líder herói, você não precisa saber de tudo e apontar todos os caminhos. Precisa reconhecer seus pontos fortes e fracos, identificar as ameaças e oportunidades que se apresentam com cada um deles, para então, focar em seu autoconhecimento e traçar um plano de ação para melhorar de forma prática a sua liderança.

Da mesma forma que a ausência de Inteligência Emocional impacta nos negócios e ambiente de trabalho, empreendedores, líderes, gestores e funcionários emocionalmente inteligentes, saem na frente com muitas vantagens em um mercado competitivo: o respeito mútuo e ambiente de confiança é conquistado, pessoas se mantém motivadas, gerencia-se de forma eficaz as negociações, situações desafiadoras são conduzidas de maneira bem sucedida, aumenta-se a capacidade de expressão, entre outros. Quer ter mais sucesso em seus negócios? Faça da Inteligência Emocional sua aliada.

Sair da versão mobile