No dia 14 de setembro, na Avenida Nagib Farah Maluf, a Subprefeitura Itaquera deu início à construção de um jardim de chuva no Conjunto José Bonifácio, próximo à estação de trem da CPTM.
De acordo com a subprefeita Silvia Regina de Almeida, que esteve na ilha de retorno localizada na altura do número 1.400, o local está sendo adaptado para receber o projeto para ajudar a diminuir os alagamentos que ocorrem nos períodos de chuvas.
“O jardim de chuva, primeiro a ser implantado na região, permite que a água escoe por as zonas de captação e se infiltre na terra”, explica a gestora.
As chuvas de verão costumam castigar as regiões urbanas por causa da permeabilidade do solo. Sem terra para ser absorvida, a água corre pelo meio fio das calçadas e se acumula nas partes mais baixas causando inundações, enchentes e alagamentos que atrapalham o fluxo em vários pontos da cidade.
A função do jardim de chuva é filtrar a água para uma rede de drenagem subterrânea evitando que se acumule na superfície. Além de funcionar como um recipiente, um captador de água e alimenta o lençol freático aumentando a impermeabilidade do solo.
Eles são autossuficientes por reter a água por um tempo até que seja absorvida pelo solo.