Prefeitura prorroga prazo para revisão do Plano Diretor

Lei nº 17.725/2021 foi sancionada nesta quinta-feira; Município divulgará no começo de 2022 novo processo de participação social com reuniões presenciais

Pedido de prorrogação da revisão do PDE estava na Câmara Municipal de SP

Pedido de prorrogação da revisão do PDE estava na Câmara Municipal de SP

A Prefeitura de São Paulo sancionou, no dia 16 de dezembro,  a Lei nº 17.725/2021, que prorroga o prazo para concluir a revisão intermediária do Plano Diretor Estratégico (PDE), até 31 de julho de 2022. A medida foi necessária diante da impossibilidade de cumprimento do antigo prazo, que era até 31 de dezembro de 2021. Confira aqui a publicação no Diário Oficial.

A revisão do PDE é uma obrigação legal prevista na própria lei do Plano Diretor (16.050/2014). Em seu artigo 4º, ela dizia que o Executivo deveria encaminhar ao Legislativo proposta de revisão, a ser elaborada de forma participativa, em 2021.

A atual gestão municipal propôs à Câmara a alteração deste trecho da lei do PDE. Em 5 novembro, o Executivo encaminhou projeto de lei solicitando a extensão do prazo até 31 de dezembro de 2021 para a entrega da proposta de revisão intermediária. A iniciativa do Município foi previamente aprovada pelo Conselho Municipal de Política Urbana (CMPU), colegiado de representação paritária entre poder público e sociedade civil que debate e apresenta sugestões à proposta de alteração do Plano Diretor.

Após debates na Câmara Municipal, incluindo audiência pública, os vereadores definiram, por meio de emenda ao projeto de lei original, a data de 31 julho de 2022 como novo prazo para a entrega da revisão do PDE. O Projeto de Lei nº 742/2021 foi aprovado em duas votações no Legislativo (23 de novembro em 1ª votação e 8 de dezembro de forma definitiva).

Em 2021, a Prefeitura cumpriu etapas importantes da revisão, e todo o trabalho realizado e as contribuições recolhidas permitirão que os debates com a sociedade sejam retomados, em 2022, em estágio avançado. O novo processo participativo e o novo cronograma para continuidade da revisão serão pactuados com o CMPU no início do próximo ano.

O plano de readequação do processo participativo para ajustes ao Plano Diretor considerará o avanço da vacinação contra a Covid-19 na capital e a redução das restrições para o funcionamento. O cenário permite a adoção, com segurança e em maior escala, de discussões presenciais com a sociedade civil.

Por que revisar o Plano Diretor?

Como toda política de longo prazo, o Plano Diretor, previsto até 2029, prevê mecanismos para adequações periódicas à realidade da cidade. O objetivo da revisão é fazer aperfeiçoamentos e ajustes à luz da realidade atual (crise econômica, pandemia, aspectos sociais, entre outros). Esses ajustes respeitarão todas as premissas que o Plano Diretor de 2014 propõe em relação a seus Objetivos, Diretrizes e Ações Prioritárias.

A participação social é essencial para a construção de uma proposta de revisão à altura dos desafios e pluralidades de São Paulo, e a Prefeitura garante que continuará conduzindo todo esse processo de forma ampla, democrática e transparente.

Passo a passo da revisão do PDE

Em março deste ano, a Prefeitura divulgou o cronograma de trabalho para a revisão do Plano Diretor em 2021. Em abril, foi iniciado o processo participativo com a sociedade civil organizada e a população em geral.

Desde maio, foram oferecidas formas diferentes para a participação em meio virtual. No site Plano Diretor SP foram publicadas enquetes para conscientizar a sociedade sobre a importância da revisão e estimular a participação de todos nos debates. O primeiro questionário, aberto entre maio e julho, registrou mais de 2,9 mil respostas.

Entre agosto e outubro, os munícipes também puderam enviar contribuições para a revisão do PDE através do site Participe+ e por meio da Ficha de Cadastro de Propostas, disponível no site Plano Diretor SP.

De forma presencial, a Prefeitura realizou a busca ativa da população para o recolhimento de sugestões, especialmente, de paulistanos com dificuldade de acesso à internet ou ferramentas digitais. Entre julho e outubro, após visitarem os 96 distritos da cidade, as equipes do Município receberam mais de 14 mil contribuições da população, com destaque para os moradores de regiões periféricas.

O Município também disponibilizou 105 telecentros para a população participar de enquetes, oficinas e audiências públicas virtuais sobre a revisão do PDE.

No mês de outubro, a Prefeitura concluiu as reuniões temáticas online com a sociedade civil organizada e a população em geral. Foram mais de 26 horas de encontros para recolhimento de contribuições e propostas para eventuais ajustes do Plano Diretor.

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