Sextas e sábados têm sessões no Planetário do Carmo

Por Vanessa Fernandes

Planetário do Carmo tem sessões de cúpula às sextas e sábados, em janeiro

Planetário do Carmo tem sessões de cúpula às sextas e sábados, em janeiro

Considerado um dos espaços de astrofísica mais modernos do Brasil, o Planetário do Carmo –  Professor Acácio Riberi – conta com visitação livre todas as quartas-feiras do mês de janeiro, entre 15h e 16h. Já as sessões de cúpula acontecem as sextas e sábados, às 14h.

Inserido em uma das reservas ambientais mais importantes de São Paulo e da Zona Leste – a Apa do Carmo e o Parque do Carmo – o Planetário do Carmo conta com o moderno projetor Universarium VIII.

Fabricado pela Carl Zeiss, empresa alemã, através dele são projetados 9.100 estrelas, os planetas do sistema solar, a Via Láctea, galáxias, as nebulosas e outros objetos astronômicos.

Flavio Bianchini – Planetarista do Parque do Carmo

Instalado em um terreno de 1.750 m², o espaço conta com sala de projeção com 230 lugares, teto em forma de cúpula de 20 metros de diâmetro e poltronas em posição unidirecional, celóstato para visualização do Sol, além de auditório com 70 lugares, espaço para leitura e exposições no saguão com telescópios.

Há ainda, do lado de fora uma esplanada cósmica com dois observatórios para atividades ligadas à astronomia.

Em razão da pandemia, é importante ligar e se informar sobre os dias em que o espaço estará aberto. A entrada é gratuita e há agendamentos para escolas fazerem visitas monitoradas. Endereço: Rua John Speers, 137. Telefone: 2522-4669.

 

Sair da versão mobile