Projeto quer melhorar demanda de emprego na Zona Leste

Mapa da área de interesse da Intervenção Urbana (PIU) Arco Leste

Mapa da área de interesse da Intervenção Urbana (PIU) Arco Leste

Terminou no dia 17 de abril  a primeira consulta pública online para o desenvolvimento do Projeto de Intervenção Urbana (PIU) Arco Leste, para atender as determinações do Plano Diretor Estratégico (PDE).
A lei determina o desenvolvimento de PIUs para os territórios contidos na Macroárea de Estruturação Metropolitana (MEM), e a região da Zona Leste tem um papel estratégico e importante na reestruturação urbana da cidade, segundo a Prefeitura.
ABRANGÊNCIA
A área abrangida pelo PIU Arco Leste ultrapassa 4.500 hectares, o equivalente a 5 mil campos de futebol, e corta 14 distritos da cidade: Brás, Belém, Mooca, Tatuapé, Vila Maria, Penha, Vila Matilde, Ponte Rasa, Cangaíba, Ermelino Matarazzo, Vila Jacuí, São Miguel, Vila Curuçá e Itaim Paulista.
Com linhas de Metrô (3-Vermelha), da CPTM (11-Coral, 12-Safira e 13-Jade), terminais de ônibus e faixas exclusivas, o território é dividido pelo plano urbanístico em três porções.
A porção oeste é formada pelos bairros do Tatuapé, Penha, Vila Maria e Cangaíba, regiões que, embora apresentem um desenvolvimento mais acentuado, prédios de alto e médio padrão, além de indústrias, demandam de mais opções de empregos.
A central é composta pela Avenida São Miguel e Ermelino Matarazzo, tendo como principal característica a predominância de edifícios de médio padrão e um baixo índice de empregos por habitantes. Já a porção leste é a que apresenta maior precariedade no quesito habitação e oferta de trabalho, sendo formada pelo centro de São Miguel e a Avenida Marechal Tito.
O PIU Arco Leste tem entre seus objetivos a redução da precariedade habitacional, a ampliação do acesso da população à rede de serviços públicos e o equilíbrio entre empregos e moradias, fortalecendo e expandindo novas centralidades locais na direção das áreas mais povoadas e menos providas de ofertas de trabalho. Além do incentivo aos modos de transporte não motorizados e aqueles associados ao transporte coletivo.

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