Complexo cultural promete mudar a “cara” de Itaquera

Placa da obra do Sesi e do Senai Itaquera

Obra do Sesi e do Senai Itaquera

Já começaram as obras do novo centro cultural que está sendo construído em Itaquera, próximo à estação de Metrô Corinthians-Itaquera.

O Sesi e o Senai serão os responsáveis pelo equipamento que terá 40 mil metros quadrados entre as avenidas Professor Engenheiro Andervan Machado e Miguel Inácio Cury.

Uma das unidades fica em frente ao prédio que abriga a Fatec (Faculdade de Tecnologia) e a Etec (Escola Técnica Estadual). Lá devem ser atendidos 1.500 alunos nos ensinos fundamental e médio, sendo em tempo integral do 1º ao 5º ano, além de contar com unidades móveis.

O complexo irá abrigar diversos cursos para formar e especializar pessoas em artes e cultura, além de um centro de incentivo à matemática e às ciências, com midiateca e exposições temporárias.

O prédio contará com acessibilidade e outros recursos sustentáveis, como reuso de água, eficiência energética e telhado verde. Para este grande projeto,  investimento estimado é de R$ 70 milhões.

“É um projeto fantástico. Esse investimento que a indústria está realizando aqui na Zona Leste, por meio do Sesi-SP e do Senai-SP, vai contribuir muito para a cidade, destacou o prefeito Ricardo Nunes.

ÁREAS CEDIDAS

As duas áreas foram cedidas pela Prefeitura, sendo que a segunda, ao lado da Arena Neo Química, terá um teatro com 420 lugares e estrutura reversível do palco para a área externa, além de áreas de descanso, salas de exposição, estação cultural e pista oficial de skate de 2 mil metros quadrados, desenhada pelo skatista Bob Burnquist, que poderá receber competições internacionais.

“A Zona Leste terá mais educação, mais cultura e esporte para milhares de pessoas que vivem aqui”, afirmou o presidente da Fiesp e do Sesi-SP, Paulo Skaf.

Com a inclusão de suas escolas no mesmo espaço, juntas as unidades do Sesi e do Senai vão oferecer mais de 20 mil vagas, incluindo as de cursos técnicos.

RETROSPECTIVA

No dia 28 de junho de 2016, o então prefeito Fernando Haddad assinou a concessão administrativa de uso do terreno municipal de 21,1 mil metros quadrados, na Rua Doutor Luiz Aires, para a construção do complexo educacional do Serviço Social da Indústria (Sesi-SP) e Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), projeto este inserido no Polo Institucional de Itaquera. Um ano antes, foi concedido o terreno com 40 mil m², para a instalação do centro cultural do Sesi.

O prefeito Ricardo Nunes e Skaf em visita ao local das obras este ano

 

Sair da versão mobile