Coloque a maternidade no seu currículo

Por Alessandra lins – Docente da área de Gestão e Negócios do Senac Itaquera

Alessandra lins – Docente da área de Gestão e Negócios do Senac Itaquera

Alessandra lins – Docente da área de Gestão e Negócios do Senac Itaquera

Entrar no mercado de trabalho e continuar com um currículo atrativo para os recrutadores é um desafio constante para todos e isso depende muito das estratégias que cada um usa para continuar se desenvolvendo, sejam experiências de estágio, cursos, trabalhos voluntários etc. Mas e quando, além dessas ações, você também for mãe e tiver que equilibrar os cuidados com os filhos?

Ainda existem empregadores resistentes e inflexíveis com as necessidades da maternidade, tornando difícil a permanência da mulher-mãe no emprego após a chegada do bebê. Num misto de preconceito e falta de empatia, muitas mulheres são dispensadas após a volta da licença-maternidade, não conseguem recolocação pelo fato de terem filhos pequenos e muitas vezes ficam afastadas do mercado de trabalho por um tempo maior do que o desejável, ficando cada vez mais em desvantagem perante aqueles que não passaram pelo mesmo hiato na carreira. Tudo isso devido à crença equivocada de que mães são menos produtivas em comparação a pessoas sem filhos.

Mas você sabia que mulheres com maior nível de escolaridade sofrem menos com esse tipo de situação? A lógica é simples: quanto mais específica a pessoa, mais difícil substituí-la. Por isso, ao pensar em sua carreira e desenvolvimento, pense em como se tornar única. Especialize-se, faça cursos de atualização, busque novos campos de atuação ou que possuem poucas pessoas capacitadas, e coloque todas as habilidades que a maternidade te forneceu (que são muitas!) a serviço do seu desenvolvimento profissional.

Sair da versão mobile