Em um planeta de quase 8 milhões de pessoas é natural que sejamos muito diferentes, tanto fisicamente, quanto culturalmente etc. Por isso, em um determinado momento da sociedade, tivemos que parar para refletir porque muitos ambientes não retratavam essa diversidade, excluindo e marginalizando a maioria da população devido as suas características, crenças e comportamentos.
Mas por que é tão importante criar ambientes mais diversos? Por que empresas investem pesado para aplicar e ampliar seus programas de inclusão? As motivações iniciais passam pela construção da boa imagem e reputação, que, por sua vez, trazem vantagens competitivas e obviamente lucro decorrente. Porém, muitas empresas vão além e enxergam na diversidade de suas equipes a oportunidade de criar ambientes mais estimulantes, nos quais os funcionários se sentem engajados e encorajados a inovar, criando e trabalhando guiados pelos propósitos que compartilham com suas organizações.
O mais incrível é que, mesmo num ambiente tão heterogêneo, empresas notam a diminuição de conflitos conforme a equipe vai se diversificando. As diferenças passam a ser valorizadas e a colaboração se torna orgânica. Assim, em um ambiente saudável e acolhedor, talentos são retidos mais facilmente e a rotatividade de funcionários diminui. Já para quem busca oportunidades de trabalho, mapear essas empresas pode ser uma boa estratégia para mudar a chave da exclusão e faltas de oportunidade.