Operação Baixas Temperaturas acontece em Itaquera

A subprefeita Silvia Regina

A subprefeita Silvia Regina

Segundo informações da Subprefeitura Itaquera, sempre que a temperatura cair para 13ºC ou menos, a população em situação de rua poderá contar com o suporte da Operação Baixas Temperaturas.
A ação de acolhimento é realizada pela Prefeitura com ações articuladas pelo Plano de Contingência para Situações de Baixas Temperaturas e envolve equipes técnicas das seguintes secretarias: Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS), Saúde (SMS), Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC), Segurança Urbana (SMSU), Secretaria Municipal das Subprefeituras (SMSUB), Defesa Civil e São Paulo Transportes (SPTrans).
EM ITAQUERA
No perímetro administrativo da Subprefeitura Itaquera, o atendimento é realizado na tenda localizada na Rua Musgo de Flor com a Avenida Imperador. No local tem sopa, chocolate quente, cobertor, acolhimento socioassistencial e transporte (ida e volta) para quem desejar pernoitar nos Centros de Acolhida da Prefeitura, além de vacinas contra Covid-19 e Influenza.

O atendimento é feito por profissionais do Serviço de Assistência Social – SAS, voluntários e equipes de apoio da Subprefeitura Itaquera. Segundo a subprefeita Silvia Regina, o objetivo é acolher, orientar e ajudar as pessoas em situação de rua que desejem acolhimento e abrigo nas noites mais frias.

HUMANIZAÇÃO

Silvia acredita que a humanização no atendimento faz toda diferença para quem está vivendo em situação de rua. “A maioria das pessoas, além de comida e cobertor quentinhos, quer conversar, contar suas histórias. A Operação Baixas Temperaturas é uma troca. A gente oferece o alimento e os meios para que eles tenham abrigo nas noites mais frias e, em troca, eles compartilham com a gente suas vivências e histórias.”
Programada para durar cinco meses – de abril a setembro – a Operação Baixas Temperaturas já acolheu centenas de pessoas em situação de rua e representa o cuidado da Prefeitura da Cidade de São Paulo e da Subprefeitura Itaquera com a saúde dessa população que se torna mais vulnerável nessa época do ano com riscos de contrair doenças respiratórias e sofrer com hipotermia.

 

 

Sair da versão mobile