Foco na estruturação de políticas públicas para o varejo em SP

Por Maurício Stainoff, presidente da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Estado de São Paulo

Maurício Stainoff, presidente da FCDLESP

Maurício Stainoff, presidente da FCDLESP

Aconteceu no dia 13 de setembro, no auditório da CDL São Paulo, o Políticas Públicas 4.0. A iniciativa nasceu do convênio entre a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e o Sebrae. O projeto busca unir entidades, associados do Sistema CNDL e representantes do poder público, com o apoio da FCDLESP (Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Estado de São Paulo), e teve discussões sobre questões essenciais para o desenvolvimento do setor varejista no país.

Na prática, o PP 4.0 mobiliza líderes lojistas de maneira a garantir maior protagonismo do setor nas decisões que afetam diretamente seus negócios junto aos poderes Executivo e Legislativo. O encontro abordou temas como o cenário eleitoral, protagonismo das lideranças varejistas, ética e associativismo.

Iniciativas como essa, que fomentam o crescimento, são essenciais para o setor. O fortalecimento das lideranças do setor varejista depende de ações articuladas com a participação dos setores público, privado e terceiro setor. Neste sentido, haverá também destaque para atividades de articulação das lideranças com o poder público para alinhamento das necessidades do varejo na agenda política local, destacou no evento o presidente da CNDL, José César da Costa.

É a segunda vez que São Paulo recebe uma ação do projeto PP 4.0, que já realizou 34 ações em 18 Estados com mais de 3 mil lideranças qualificadas.

O professor Marcos Lima, consultor do Instituto de Avaliação, Gestão & Educação (IAGEE), organização especializada em gestão de políticas públicas e organizacionais, comandou o evento. O foco de atuação será desenvolver e implantar metodologias que promovam, por meio da articulação de lideranças, o desenvolvimento regional e local, com a estruturação concreta de propostas de políticas públicas para o varejo brasileiro.

Lima exalta, ainda, a iniciativa pelo poder de mobilização das lideranças do Sistema CNDL, considerando interesses comuns e objetivos compartilhados entre o setor do varejo e as demais políticas públicas setoriais. O especialista explica que os resultados das atividades serão compilados de forma a materializar demandas, planos de ação e propostas de políticas públicas que deverão ser articuladas junto aos atores políticos.

Com investimento total de R$ 3,7 milhões ao longo de dois anos, o projeto prevê três tipos de eventos que irão percorrer todas as regiões do país. São encontros com objetivo de qualificar lideranças para ações de Relações Institucionais e Governamentais (RIG) com foco no estímulo às articulações locais; para o fomento ao desenvolvimento local e regional por meio da articulação das lideranças do varejo e elaboração de propostas de Políticas Públicas; e de mobilização empresarial para debater fundamentos essenciais ao desenvolvimento sustentável de negócios e empresas.

Os encontros são conduzidos por especialistas em cada tema a fim de estimular o debate e a consolidação de fundamentos essenciais aos líderes do setor de comércio e serviços, como protagonismo, ética e associativismo. Também foram realizados 12 estudos e pesquisas com objetivo de embasar a formulação de políticas públicas com foco nas micro e pequenas empresas do setor. Além disso, foi desenvolvida uma plataforma digital de articulação política – um sistema online inédito no Brasil que permite acompanhar projetos, estruturar demandas e ao mesmo tempo mobilizar lideranças e conectar atores públicos e privados.

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