Outubro: mês dos educadores

Por Adriana Gonçalves de Alencar - Senac Itaquera

Por Adriana Gonçalves de Alencar - Senac Itaquera

Por Adriana Gonçalves de Alencar - Senac Itaquera

Este ano a comemoração do mês dos educadores ocorre num cenário em que as escolas retomaram suas atividades de maneira mais normalizada, depois de 2 anos tendo vivenciado a pandemia do Covid-19. Esses profissionais que superaram situações desafiadoras para desempenhar a função principal da educação merecem não apenas parabenização, mas também maior valorização quanto ao seu trabalho, principalmente quando entendemos todos os espaços como promotores de aprendizagem.

A valorização deve estender-se também aos demais funcionários da escola, afinal no ambiente escolar todos são educadores. Cada um a seu modo, funcionários administrativos que desempenham suas funções nas secretarias, bibliotecas, manutenção, segurança e limpeza, cada um deles contribui para alcançar uma educação de qualidade e por isso é preciso dar visibilidade, valorizá-los e contribuir para sua formação contínua.

Temos visto um aumento na demanda por profissionais polivalentes com conhecimentos múltiplos, inteligência emocional e que compreendam a complexidade da sociedade contemporânea, no contexto educacional, tais características são necessárias a fim de se alcançar uma educação inclusiva e integrada. Isso não se aplica só aos professores, mas também a todos os profissionais, mesmos aqueles que não atuam em sala de aula, porque o que esperamos com uma gestão democrática que lida com a pluralidade é a construção de uma realidade em que o aprendizado possa ser construído coletivamente para que em um futuro próximo tenhamos uma sociedade justa e libertária. Então, parabéns a todos os engajados nesse propósito.

Sair da versão mobile