Itaquera tem!

Orgulho de ser itaquerense

Muita coisa boa! Junto aos distritos José Bonifácio, Cidade Líder e Parque do Carmo, Itaquera se torna uma grande potência na Zona Leste. Não é exagero dizer isso. Tanto é que o mercado imobiliário já percebeu o que está acontecendo e as torres residenciais estão “pipocando”. Todo este desenvolvimento não começou agora. Vem ganhando força ao longo dos anos e graças a uma mídia regional ativa e presente. Desde a abertura da Avenida Jacu-Pêssego e da construção da Neo Química Arena, o entorno vem ganhando força e novas conquistas estão acontecendo.
Para brindar a passagem de mais um aniversário de Itaquera, o Desenvolve vai destacar passagens históricas e também pontos importantes que fazem deste que é um dos distritos mais importantes da Prefeitura de São Paulo.


FÉ E DEVOSÃO
O itaquerense sempre carregou consigo a fé. As manifestações vão das religiões africanas ao cristianismo, entre outras manifestações. O catolicismo está bem presente no bairro. No Casarão da Rua Sábado D’Angelo, uma edificação lendária que pertenceu ao imigrante italiano Sábbado D’Angelo, a imagem de Nossa Senhora Aparecida há anos se torna ponto de parada. Lá muitos itaquerenses deixam flores e fazem orações.
Outro ponto icônico é a igreja matriz Nossa Senhora do Carmo, na Rua Flores do Piauí. Sua capela foi erguida em 1918 e precisou ser ampliada às pressas. A obra acabou sendo inaugurada no ano de 1928, mesmo inacabada.
Muitos empresários locais ajudaram na sua construção. Sábaddo D’Angelo doou a imagem de Nossa Senhora do Carmo, e terminou o reboco da igreja, para a sua reinauguração, em 1933.
O Santuário Nossa Senhora da Paz, na Avenida Maria Luiza Americano, 1.561, na Cidade Líder; e a Paróquia de São José Operário, na Rua Daniel Mongolo, 99, no Conjunto José Bonifácio, são outros locais importantes para os fiéis.

OBRA SOCIAL DOM BOSCO
Ainda sobre o tema, a chegada dos Salesianos a Itaquera trouxe para o bairro a Obra Social Dom Bosco, em 31 de maio de 1981. Seu fundador e atual diretor, padre Rosalvino Morán Viñayo, até hoje continua a mudar a realidade de crianças e adolescentes do bairro. Com um trabalho social incrível, são cursos e aprendizados gratuitos que acabam por envolver toda a comunidade.
Os números são bem expressivos: mais de 430 mil pessoas beneficiadas, mais de 30 milhões de atendimentos e mais de 60 milhões de refeições servidas. Os trabalhos seguem de forma ininterrupta e uma basílica está sendo construída ao lado da sede social da entidade, na Rua Álvaro de Mendonça, 456.

 

PARQUE MARISA
Impossível falar de Itaquera e não mencionar o Parque de Diversões Marisa. Sua chegada ao bairro aconteceu no ano de 1987, através de Miguel Cerretti e seu pai. A ideia era ficar apenas 1 mês, mas o sucesso foi tamanho que já se passaram quase 40 anos. Instalado na Rua João Radaic Benegulo, na esquina com a Rua Doutor Areliano Barreiro, o parque acabou se tornando uma atração fixa. São mais de 20 brinquedos.

ELITE ITAQUERENSE
Com sede na Rua Augusto Carlos Bauman, 588, o Clube Elite Itaquerense continua em plena atividade. Fundado em 1922 como um time de futebol, acumulou conquistas e troféus nos campos de várzea da região. Passando ao status de clube, foi ponto de encontro pra muita paquera e diversão pra muita gente. Os tradicionais bailes de carnaval fizeram história. Além disso, muitas estrelas da MPB se apresentaram no espaço. Entre elas, nomes como Agnaldo Rayol, Roberto Carlos, Maria Alcina, Roberto Leal e Moacyr Franco. As atividades culturais continuam a acontecer, assim como festas e outras ações.

SAMBA NO PÉ
O Carnaval também faz parte da história de Itaquera. No dia 3 de março de 1982 nascia o Grêmio Recreativo Cultural Escola de Samba Leandro de Itaquera. A ideia se concretizou após um pedido de aniversário da filha de seu fundador e da notícia que a tradicional Falcão do Morro Itaquerense seria extinta.
Presidida por Leandro Alves Martins, a escola foi batizada com seu nome porque a data de fundação coincidiu com o dia do seu aniversário. A meteórica ascensão e as recorrentes conquistas fizeram da escola a campeã do grupo de acesso em 1988.
No ano seguinte, a Leandro de Itaquera fez sua estreia no Grupo Especial das Escolas de samba de São Paulo, com o samba-enredo Babalotim – a história dos Afoxés, interpretado por Eliana de Lima.
Os temas dos sambas-enredos quase sempre enaltecem a cultura local, como nas canções dos anos de 1990 intitulada “Itaquera, Pedra Dura “Símbolo de um Povo” e “Batuque, a força de uma raça”. Em 1995, a agremiação assumiu o nono e honroso lugar no carnaval paulistano. E, no ano seguinte, em 1996, veio a consagração ao ser campeã sob o som do samba-enredo “300 Anos de Zumbi, a Festa é Nossa”. Atualmente os ensaios acontecem na Rua Ademir Roldan, 80, centro de Itaquera.
Outra escola em plana atividade é o Grêmio Recreativo Cultural Escola de Samba Dom Bosco. Foi por meio do samba que o Padre Rosalvino encontrou uma maneira socioeducativa de atrair a juventude local. Até chegar ao Sambódromo do Anhembi, nos Grupos de Acessos, passou por um valioso processo de transformação. Em 1989 já saía às ruas de Itaquera entoando suas canções, só que o grupo de sambistas ainda não era considerado oficialmente uma escola de samba, mas o “Bloco do Padre”. A transição demorou quatro anos e ocorreu em 1993. O primeiro desfile aconteceu em 1999, ano em que a agremiação foi campeã do Grupo de Espera. A fundação se consolidou em 5 de fevereiro de 2000. Os ensaios acontecem na Obra Social Dom Bosco.

CORDÃO FOLCLÓRICO
O Cordão Folclórico de Itaquera Sucatas Ambulantes é formado por um grupo cultural sem fins lucrativos que confecciona Bonecos de Rua e realiza cortejos, blocos e cordões. Ele surgiu em 2007 a partir de pesquisas e a realização de oficinas coordenadas por Jefferson Cristino. Desde então a proposta tem ganhado novos colaboradores e participantes que trabalham para a realização das diferentes ações propostas.
Em 2009, junto com a Cia. Porto de Luanda, o Sucatas Ambulantes fundou o bloco de carnaval de rua Pavão Encantado, que percorre o Conjunto José Bonifácio sempre no primeiro domingo após o carnaval, com bonecos, marchinhas e muita gente com suas fantasias bizarras. Os bonecos são feitos com papietagem e reaproveitamento de materiais e confeccionados por idosos, adultos, jovens e crianças durante oficinas gratuitas. Atualmente o acervo possui 23 bonecos construídos com diferentes técnicas, 5 bumbos de samba rural, figurinos e estandarte. Para saber mais, é só acessar as redes sociais do grupo @cordaofolcloricodeitaquera.

 

GRUPO DA MATA
É um coletivo focado em cultura e sustentabilidade que surgiu dentro do Ponto de Cultura Humaitá (desativado em 2017) e atua ao lado dos grupos Guerreiros de Fé, Lelê de Oyá e Sucatas Ambulantes, que formam o Cordão Folclórico de Itaquera. No terreno localizado nos fundos da quadra esportiva da Rua Major Vitorino de Souza Rocha, eles criaram a Horta da Mata, que leva sustentabilidade para a Cohab 2, além de muito verde e educação ambiental. A ocupação do terreno começou com o Arraiá Maluco, uma festa junina entre amigos. Em 2017, eles decidiram criar a horta para transformar o espaço que era utilizado pelas pessoas para descartar lixo e entulho. O trabalho foi feito aos poucos, com recursos próprios, e o intuito sempre foi o de deixar o lugar mais verde, mais bonito, mais agradável e mais sustentável. Siga da @matagrupo e fique por dentro de todas as atividades.

 

CLUBE ACM
A Associação Cristã de Moços (ACM) surgiu em 6 de junho de 1844, em Londres, por iniciativa do então jovem George Williams. São Paulo é fundada por Myron August Clark, em 23 de dezembro, com o apoio da 1ª Igreja Presbiteriana do Estado de São Paulo, contabilizando 10 unidades esportivas e 18 pontos de atendimento social. E um deles fica na Rua Léo de Afonseca, 47, no Jardim Nossa Senhora do Carmo, com várias atividades esportivas.

PARQUE DO CARMO
Aqui temos um dos biomas mais importantes da cidade de São Paulo. Com 46 anos de fundação, a sua área pertencia ao fazendeiro Oscar Americano. Seus herdeiros a venderam em meados dos anos 1970 para a Prefeitura, que a transformou em um grande espaço de lazer com playgrounds, banheiros e churrasqueiras. A inauguração ocorreu no dia 19 de setembro de 1976. Passados 13 anos, o parque foi incluído em uma área de proteção ambiental (APA), criada por uma lei estadual, passando em julho de 2012 a se chamar Parque do Carmo – Olavo Egydio Setúbal, em homenagem ao ex-prefeito da capital que criou a área verde durante sua gestão.
Do seu passado, o casarão original da fazenda tornou-se o Museu do Meio Ambiente e preserva sua arquitetura colonial. O acervo inclui utensílios indígenas, retratos antigos de São Paulo, quadro da Pedreira de Guaianazes, mapa da Bacia Hidrográfica do Aricanduva e esqueletos de cobras e peixes doados pela Universidade de Guarulhos. O Parque do Carmo também abriga tipos diferentes de bosques, como um espaço de leitura e o outro muito conhecido pelas cerejeiras e sua tradicional festa. O evento que ocorre tradicionalmente em agosto para comemorar a florada de mais de 4 mil cerejeiras.
Dentro do Parque há também o Viveiro Arthur Etzel, onde se produz mudas de plantas destinadas aos plantios em áreas públicas municipais, como parques, escolas e subprefeituras.

CDL ITAQUERA
Em 7 de setembro de 1975, nasceu o Clube dos Lojistas de Itaquera. A Entidade, atual CDL Itaquera, surgiu com propostas de atuação e representatividade abrangente, e hoje é um dos organismos que não só acompanha, como contribui ativamente, estando presente em quase todas as conquistas e desenvolvimento da região. Entre as vantagens ofercidas a seus associados esta o clube de descontos e cursos gratuitos. Localizada no centro de Itaquera, na Rua Barros Cassal, 165. Mais informações no telefone 2073-5256

PLANETÁRIO DO CARMO
Na Rua John Speers, 137, o Planetário do Carmo – Professor Acácio Riberi – é considerado o mais moderno da América do Sul, com sala de projeção, teto em forma de cúpula e auditório. Ele é capaz de projetar 9100 estrelas, os planetas do sistema solar, a Via Láctea, galáxias, nebulosas e outros objetos astronômicos.

APA DO CARMO
Outra relíquia verde é o Parque Natural Municipal (PNM) Fazenda do Carmo, na Estrada da Fazenda do Carmo, 350, que pode ser visitado sem autorização prévia, todas as terças-feiras. Com uma área 449 hectares, o parque está localizado na Área de Proteção Ambiental (APA) Parque e Fazenda do Carmo. Sua sede é a primeira Unidade de Conservação de Uso Sustentável do Estado de São Paulo, gerida pela Fundação Florestal, distando cerca de 19 km da região central da capital paulista. Está inserido na Bacia Hidrográfica do Alto Tietê e na Sub-bacia Aricanduva. O PNM Fazenda do Carmo integra o Cinturão Verde da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica.

PARQUE RAUL SEIXAS
Com 33 mil metros quadrados, o terreno pertencia à família Morganti, que produzia carvão na década de 1930. Com suas casas preservadas, é uma joia natural. Só para se ter ideia, cerca de 26 espécies de aves estão catalogadas. Há ainda bosque de eucaliptos, um lago, jardins com espécies nativas e exóticas e muitos pés de jabuticaba. Caminhadas, playground e atrações culturais podem ser conferidas no espaço que fica na Rua Murmúrios da Tarde, no Conj. José Bonifácio.

AQUÁRIO ITAQUERA
Na Av. Jacu-Pêssego, 1.685, o Aquário Itaquera reúne de tudo um pouco. Tem parque de diversões, feira de plantas e flores, artesanato, gastronomia, espaço pet, churrascaria, praça de alimentação e um setor só voltado para peixes. Nos finais de semana e feriados, fica lotado, sendo um dos principais ponto de diversão da região.

SESC ITAQUERA
Um verdadeiro oásis no bairro, a unidade está junto a importantes reservas ambientais da APA e Parque do Carmo, trata-se de uma área de preservação. A natureza ETA presente em tudo e o local é ótimo para caminhadas, trilhas e praticar esportes. Endereço: Av. Fernando do Espírito Santo Alves de Mattos, 1.000.

OFICINA CULTURAL
ALFREDO VOLPI
Localizada na Rua Américo Salvador Novelli, 416, o espaço realiza atividades voltadas para a formação e difusão cultural em diferentes linguagens artísticas. Todas as oficinas são gratuitas e abrangem diversas áreas.Entre em contato e fique por dentro da programação: 2205-5180.

CASA DO CHEFE DA ESTAÇÃO
Da lendária estação de trem somente restou a Casa do Chefe da Estação, que virou o Centro Cultural Casa da Memória, que fica aberto de segunda a sábado, para visitação, e recebe esporadicamente exposições. Trata-se de uma construção da década de 1930 que por muitos anos abrigou o escritório do antigo encarregado da estação de trem que havia no bairro. Ela tem como endereço a Rua Antônio Carlos de Oliveira Cesar, 97.

PESQUEIRO
Sim. Itaquera também tem. O Pesqueiro do Carmo fica na Rua Itália Giusti, 688.

Sair da versão mobile