Chegou até a redação a informação de que a Escola Estadual Elyseu Simões Machado tem problemas em parte do seu calçamento. Embora apenas o trecho localizado na Rua Acauã seja cimentado, em alguns pontos, principalmente o que faz esquina com uma viela, há sempre o descarte de entulho.
Ainda de acordo com os relatos, os outros passeios que contornam o muro da unidade escolar são de terra: o da Avenida Caititu e da Rua Bacurau. Por conta disso, o mato está sempre alto e, para piorar, algumas pessoas descartam lixo e outros objetos. A falta de guias rebaixadas para deficientes físicos é outra reclamação.
A reportagem entrou em contato com a Subprefeitura Itaquera, que respondeu, em nota, o seguinte:
“A limpeza e manutenção da calçada é de responsabilidade da escola. Sobre o descarte irregular de inservíveis, a Subprefeitura Itaquera vai enviar uma equipe de zeladoria ao local e lamenta que, mesmo tendo coleta regular de lixo e ecopontos instalados na região, esse tipo de prática seja recorrente. Informamos também que lançamos a campanha “O que você faz com o lixo que Produz? – Repense”, para incentivar o descarte correto, e contamos com a ajuda da imprensa para orientar e informar a população sobre os riscos do descarte incorreto do lixo, principalmente nos períodos de chuva.”