No dia 12 de abril de 2022, a SPObras lançou a concorrência para a contratação das obras remanescentes do novo Terminal de Ônibus Itaquera, que terá 36 mil m2 de área construída e a sua capacidade ampliada para receber novas linhas de ônibus e atender as transferências do Metrô Corinthians/Itaquera, e da CPTM 11-Coral.
Segundo a SPObras naquele momento, após contratados, os trabalhos seriam executados em 30 meses, contados a partir da ordem de serviço, e o financiamento seria feito pelo Governo Federal por meio da Caixa Econômica Federal (CEF).
Só que, passados todos estes meses, nenhum anúncio ou intervenção foi realizado no terreno que fica ao lado do atual Terminal de Ônibus Itaquera. As únicas manifestações que ocorreram foram as denúncias de abandono da obra e, principalmente, sobre a “lagoa” que se formou em uma das fundações.
A reportagem entrou em contato com a SPTrans e questionou não apenas sobre as novidades quanto ao processo licitatório aberto no ano passado, como com relação ao abandono do local e o acúmulo de água. Outro ponto importante é a vulnerabilidade do espaço. Os tapumes estão degradados e boa parte não existe mais.
Como resposta, foi encaminhada a seguinte nota de esclarecimento:
“A Prefeitura de São Paulo, por meio da SPObras, informa que a licitação para contratação das obras remanescentes do Terminal Itaquera foi lançada em abril de 2022 e suspensa pelo Tribunal de Contas do Município em maio de 2022. A SPObras prestou todos os esclarecimentos à Corte e aguarda a liberação para prosseguimento do certame.”