Entidade profissionaliza jovens em Itaquera

Nova unidade atende 570 jovens, atualmente, por meio de programas focados em desenvolvimento de habilidades técnicas e comportamentais

O Espro (Ensino Social Profissionalizante), entidade filantrópica que atua na inclusão de adolescentes e jovens em vulnerabilidade no mundo de trabalho, inaugurou uma unidade em Itaquera, dentro do complexo da estação de Metrô.

Os objetivos da iniciativa são melhorar a qualidade de vida dos aprendizes que moram na região, evitando que eles gastem tempo e dinheiro com grandes deslocamentos e garantir segurança e estrutura adequadas para o melhor aproveitamento das atividades teóricas exigidas pelo programa.

A nova unidade abriu as portas em setembro de 2022 e já atende 570 jovens do programa de aprendizagem do Espro, focado no desenvolvimento das “soft skills” e “hard skills” (habilidades técnicas e comportamentais) exigidas pelo mercado. Até o final de 2023, a expectativa é atender 800 jovens aprendizes por mês no polo.

 

“Os jovens aprendizes do Espro têm muita vontade de aprender e energia para trabalhar. Por isso, devemos garantir que estas características sejam otimizadas o máximo possível em seu desempenho na empresa e nas aulas teóricas da aprendizagem. Ao darmos condições favoráveis, a qualidade de vida do jovem melhora, ele cria proximidade com sua comunidade e seu bairro e tem mais condições de ser o protagonista de sua trajetória profissional”, afirma o superintendente executivo do Espro, Alessandro Saade.

 

INSERÇÃO SOCIAL E APRENDIZADO
O Espro atua na inserção de adolescentes e jovens em vulnerabilidade social no mundo do trabalho, por meio da socioaprendizagem, oferecendo uma extensa jornada gratuita, que começa nos Projetos de Formação para o Mundo do Trabalho (patrocinados ou personalizados para nossos parceiros) e segue no Programa de Aprendizagem Profissional ou no Programa de Estágio.

Dessa forma, a entidade cumpre cinco dos 17 objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU: trabalho decente e crescimento econômico, redução das desigualdades, educação de qualidade, saúde e bem-estar e erradicação da pobreza.

O objetivo principal do Espro é permitir aos jovens do Brasil desenvolver seus talentos para que assumam o protagonismo da construção do seu futuro e de uma sociedade mais inclusiva, bem como apoiar suas famílias e comunidades, seja por meio de projetos de capacitação ou assistência social.

Em 43 anos de existência, a entidade, que atende em âmbito nacional, encaminhou 477 mil jovens para sua primeira oportunidade de emprego e realizou 1,1 milhão de atendimentos sociais, englobando visitas domiciliares, acompanhamentos psicológicos, visitas técnicas, oficinas de geração de renda, encaminhamentos para a rede de apoio e outras iniciativas para desenvolver e melhorar a vida e o ambiente na jornada destes jovens e das comunidades onde vivem.

As empresas e parceiros do Espro têm acesso a um portfólio completo de soluções de recrutamento de jovens com a finalidade de transformar a sociedade por meio de projetos de impacto social idealizados para cada uma de suas necessidades.

O Espro tem 8 filiais e 50 núcleos  regionais espalhados pelo Brasil, alcançando 992 municípios, capacitando anualmente mais de 20 mil jovens por meio dos programas e projetos.

Para ampliar sua capilaridade nacional, a entidade criou a Rede de Aprendizagem Espro (RAE) que estabelece alianças com outras organizações para fazer o acolhimento dos jovens de forma colaborativa, por meio do seu Sistema de Aprendizagem (SAE).

Sair da versão mobile