Prefeitura confirma andamento de piscinões, terminal de ônibus e corredores

Secretaria respondeu sobre os 3 projetos à reportagem. Por Vanessa de Sousa

Perspectiva de como será o novo Terminal de Ônibus Itaquera

Perspectiva de como será o novo Terminal de Ônibus Itaquera

Em abril, o Desenvolve Itaquera informou que a SPObras retomou a concorrência para a contratação das obras remanescentes do novo Terminal de Ônibus Itaquera, após liberação do Tribunal de Contas do Município, e também sobre os estudos para a construção de 3 piscinões para conter as enchentes na região. Além destas duas obras importante há ainda a finalização dos corredores de ônibus Líder e Itaquera.

Mas a grande dúvida que ficou foi a seguinte: será que o complexo, previsto para ter sido entregue em 2014, realmente irá sair do papel, assim como a conclusão e início das demais obras citadas?

Isso porque, recentemente, o prefeito Ricardo Nunes anunciou  o cancelamento de obras relacionadas a piscinões, terminais de ônibus e corredores na cidade de São Paulo, o que, para Itaquera, não foi não uma informação nada animadora. E agora, o que de fato vai acontecer?

A reportagem entrou em contato com Secretaria de Comunicação da Prefeitura para obter mais informações. Em nota, foi informado o seguinte:

“A Prefeitura de São Paulo, por meio da SPObras, informa que a licitação para contratação das obras remanescentes do novo Terminal de Ônibus de Itaquera foi retomada no dia 24/03. A abertura dos envelopes com as propostas dos licitantes ocorreu no dia 27/04.

A SPTrans informa que o corredor Itaquera-Líder está com suas obras em andamento, enquanto o corredor Itaquera II está em fase de desenvolvimento dos projetos executivos. Desta forma, a implantação de ambos está mantida.

A Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana e Obras (Siurb) informa que está prevista, ainda para esse ano, a execução da obra de substituição do vertedouro do lago no Parque do Carmo. A estrutura é responsável pelo controle do nível do lago.

Importante destacar que não houve cancelamento de obras relacionadas à drenagem urbana. O número de piscinões previstos no Programa de Metas passou de 14 para 15 e foram incluídas mais 200 obras para contenção e mitigação de riscos, como recuperação de margens de córregos, recuperação de galerias e contenção de taludes e encostas.

Informamos, ainda, que já estão em andamento os estudos necessários para a implantação de três novos reservatórios na região. A previsão é que os novos equipamentos para contenção das cheias fiquem localizados no Parque Rio Verde, Arena Paraíba e no Parque do Carmo. As tratativas junto à Secretaria do Verde e Meio Ambiente (SVMA) também já foram iniciadas.”

 

 

Sair da versão mobile