Empreendedorismo LGBTQIAPN+

Por Elson Pereira Jr. - Docente do Senac Itaquera

Elson Pereira Jr. - Docente do Senac Itaquera

Elson Pereira Jr. - Docente do Senac Itaquera

O empreendedor LGBTQIAPN+ ainda enfrenta desafios importantes e persistentes na sociedade, principalmente ao falarmos sobre o acesso a oportunidades, captação de recursos e de investidores dispostos a apoiar seus projetos.

Tudo isso porque os estereótipos e estigmas relacionados às suas identidades de gênero e orientação sexual, além das barreiras legais, políticas e trabalhistas, podem representar embaraços adicionais.

No entanto, apesar desses desafios, o empreendedorismo oferece benefícios únicos para essa comunidade. Ao criar e gerir seus próprios negócios, os empreendedores LGBTQIAPN+ têm a oportunidade de expressar livremente suas identidades, viver plenamente sua cidadania e cria um ambiente de trabalho inclusivo para eles mesmos, colaboradores e clientes.

É bom lembrar também que a comunidade LGBTQIAPN+ possui um poder de compra significativo e os empreendedores desse nicho podem identificar e atender às necessaidades específicas desse público. Ao criar produtos e serviços que se conectam com seus valores e experiências, estabelecem uma base sólida de clientes e impulsionam o crescimento de seus negócios.

A rede de apoio e colaboração também desempenha um papel fundamental nesse contexto. Como o grupo compartilha muitos valores, entre eles a solidariedade e apoio mútuo, iniciativas da sociedade civil, industriais, comerciantes e prestadores de serviço podem se beneficiar dessa rede, compartilhando recursos, conhecimentos e oportunidades de negócios.

Soma-se a isso, a existência de organizações e grupos de empreendedorismo LGBTQIAPN+ que oferecem todo tipo de suporte para o desenvolvimento do projeto, então, o segredo é se fortalecer, buscar ferramentas e utilizar a própria iniciativa para promover a diversidade e inclusão.

Sair da versão mobile