Itaquera terá 1ª Unidade de Saúde da Mulher da cidade

Obras acontecem na Rua La Pena e previsão de inauguração é 2024

Construção da Unidade de Saúde da Mulher acontece na Rua La Pena, 75.

Itaquera terá a primeira Unidade de Saúde da Mulher da cidade. No local as pacientes poderão realizar exames e/ou procedimentos, de preferência no mesmo dia, com o objetivo de otimizar o deslocamento. O investimento no equipamento é de R$ 7 milhões e a iniciativa foi da vereadora Sandra Tadeu.

“Vamos ter um atendimento exclusivo para as mulheres, que vão poder fazer todos os exames em um único lugar, de preferência no mesmo dia. Assim, será possível prevenir doenças e, caso seja detectado algum problema, comece a fazer o tratamento o quanto antes. O nosso principal objetivo é qualidade de vida e salvar vidas”, destacou o prefeito Ricardo Nunes durante visita à obra no dia 5 de outubro, dentro do Programa Prefeitura Presente.

Unidade de Saúde da Mulher

Segundo o secretário municipal da Saúde, Luiz Carlos Zamarco, o maior número de pacientes nas Unidades Básicas de Saúde é de mulheres, que têm o hábito de fazer mais exames preventivos do que os homens. “É um equipamento importante porque, assim, elas não precisarão circular pela cidade fazendo vários exames. A previsão é entregar a unidade em janeiro de 2024″, avaliou.

Com a implantação desse equipamento, será possível ofertar à população feminina de todo o território da Coordenadoria Regional de Saúde (CRS) Leste, exames essenciais para o diagnóstico precoce de doenças que acometem, principalmente ou exclusivamente, as mulheres.

No local serão disponibilizados 12 exames considerados prioritários no rastreamento de doenças na mulher. São eles:

LOCALIZAÇÃO 

A unidade funcionará na Rua La Pena, 75, e vai atender de segunda a sábado, das 7h às 19h. O acesso para exames na Unidade de Saúde da Mulher será por meio da Unidade Básica de Saúde (UBS) de referência da paciente, que fará o agendamento via Sistema Integrado de Gestão de Assistência à Saúde (Siga).

Sair da versão mobile